A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou nesta terça-feira (07), uma resolução que prevê mudanças no regimento interno da Casa. Uma das alterações foi o desmembramento e a criação de novas comissões permanentes. Outra foi a permissão de votação híbrida em sessões extraordinárias em período de recesso. Essas mudanças foram aprovadas por unanimidade pelo Plenário, com 26 votos.

As alterações para o desmembramento e criação de novas comissões foram propostas para garantir agilidade e mais aprofundamento nos temas, já que muitas comissões acumulavam uma quantidade considerável demandas.

A presidente da Casa, vereadora Paula Calil (PL), refletiu sobre a necessidade dessas mudanças e o impacto que elas terão na agilidade do recebimento de processos pelo Legislativo.

“É importante a gente reforçar que essa mudança, no quesito das Comissões, é para garantir mais foco, mais celeridade nos trabalhos da Casa. Vou te dar um exemplo: nós tínhamos uma comissão de Transporte, Urbanismo, Meio Ambiente e Defesa Dos Animais. Nós desmembramos e agora temos Transporte e Mobilidade Urbana, Defesa aos Direitos dos Animais, e Meio Ambiente e Urbanismo. Isso é importante, dar foco”, explicou a presidente.

A liberal pontuou por último que os presidentes das comissões serão definidos na próxima quinta-feira (09), durante a reunião do Colégio de Líderes.

A única comissão com presidência definida é de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). A vereadora Samantha Iris (PL) foi eleita por unanimidade pelos líderes presentes. O vice-presidente é o vereador Marcrean Santos (MDB), e Daniel Monteiro (Republicanos) ocupa o cargo de membro titular. Os suplentes são Cezinha Nascimento (União), Dilemário Alencar (União) e Michelly Alencar (União)