A troca de VLT para BRT tem dividido a opinião dos deputados na Assembleia Legislativa. O presidente da casa, Eduardo Botelho (DEM) e Janaína Riva (MDB) apoiam a forma de que o governador Mauro Mendes (DEM), fez a escolha, já outros colegas defendem a discussão.
Da base de oposição a Mendes, os deputados do PT, Lúdio Cabral e Valdir Barranco criticam duramente a forma da troca do modal sem discussão com as cidades envolvidas.
“O governador está na metade de seu mandato e ao longo de dois anos não disse uma palavra sobre o VLT. No intervalo entre o Natal e o Ano Novo, só comunica a decisão. É preciso ouvir todos os envolvidos neste processo”, comenta Lúdio.
Botelho, por usa vez afirma que abrir uma discussão sobre a troca de modal não adiantaria em nada. “Só vai aumentar a politicagem sobre o tema. A decisão de Mendes foi tomada com base em estudo técnicos, concordo com a postura do governador”, disse.
Outra parlamentar que aprova a decisão de Mendes é Janaína. “Depois de ver todos os pontos do projeto achei corajosa e pontual a atitude do governo do estado. Foram 2 anos de muito estudo, para a tomada de decisão. Antes eu tinha dúvidas a apresentação e o estudo técnico me deixaram convicta de que o BRT é o melhor modal para nossa realidade, inclusive porque pode ser expandido e atender mais pessoas”, comentou recentemente em entrevistas ao jornalistas.
Já Valdir Barranco, que é contra a atitude do governador convocou uma audiência pública para discutir essa troca. “Não houve discussão nem com a assembleia nem com a população dos dois municípios. Já foram investidos milhões e agora ele quer simplesmente abandonar a obra. Precisamos discutir esta mudança”, ponderou.