A briga no fim do jogo entre Flamengo e Botafogo, nesta quinta-feira, terá repercussões fora de campo. A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (TJD-RJ) denunciou os alvinegros Alex Telles e Barboza e os rubro-negros Cleiton e Gerson pelo envolvimento na confusão. Três foram expulsos no clássico, e o lateral participou de confusão no túnel de acesso ao gramado do Maracanã. O julgamento será no dia 19 de fevereiro, às 14h e pode resultar em muitos jogos de suspensão a jogadores envolvidos.
Cleiton e Barboza foram enquadrados no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que cita a prática de “agressão física durante a partida”. A pena prevê suspensão de quatro a doze partidas. O texto ainda cita que “se da agressão resultar lesão corporal grave, atestada por laudo médico”, a pena será de suspensão de oito a 24 jogos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/N/f/UvaH14SUuZV03A0KlI5A/captura-de-tela-2025-02-14-194709.png)
Alex Telles, Barboza, Cleiton e Gerson foram denunciados no TJD por briga — Foto: Reprodução
Gerson, por sua vez, foi denunciado no artigo 250, por praticar “ato desleal ou hostil” durante a partida – a pena é de suspensão de um a três jogos. No inciso I, há menção direta ao ato de “empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada”.
Já Alex Telles foi enquadrado no artigo 243-F, quando há ofensa à honra por fato relacionado ao jogo. A pena inclui multa entre R$100 e R$100 mil, além de suspensão de um a seis jogos.
Entenda a confusão
Conforme relato do árbitro Bruno Mota Correia na súmula, Barboza “iniciou uma confusão generalizada” ao provocar Bruno Henrique após o apito final. Cleiton foi expulso por desferir um soco no rosto do zagueiro alvinegro, que perdeu um dente na briga.
Gerson, por sua vez, recebeu o cartão vermelho por “trocar empurrões persistentemente” com Barboza, “incitando e inflamando ainda mais a confusão generalizada”.
Depois do clássico, o árbitro analisou as imagens das câmeras de transmissão para saber se aplicaria o cartão vermelho a outros jogadores. Mas optou por manter a expulsão só ao trio, apontando para a falta de câmeras dentro da zona mista, onde ocorreu a segunda parte da confusão.
Delegado do jogo, Marcos Vinicio de Abreu Trindade também escreveu um relatório e citou o lateral-esquerdo Alex Telles, do Botafogo, na segunda parte da confusão. Enquanto o elenco alvinegro esperava a passagem do Flamengo pelo túnel de acesso ao gramado, Alex Telles disse, conforme relato do delegado:
— Vamos ficar aqui, vamos esperar eles. (…) Não vamos sair daqui, vamos esperar eles. Vai se f*der, você não viu o que o jogador deles fez? Aí você não faz nada.
Líder do Campeonato Carioca, o Flamengo volta a campo neste sábado, às 21h45, para enfrentar o Vasco em novo clássico no Maracanã. Sexto colocado na tabela, o Botafogo enfrenta o Boavista no mesmo dia, às 19h, em Bacaxá. (GE)