O Brasil enfrentou dificuldades, mas conseguiu uma vitória importante na estreia do Mundial masculino de vôlei. A seleção derrotou a China de virada por 3 sets a 1, com parciais de 19/25, 25/23, 25/22 e 25/21. Arthur Bento foi o principal pontuador da equipe na partida, somando 17 pontos e fazendo a diferença para a recuperação brasileira.
Judson, Alan e Lucarelli também foram essenciais no ataque. Na reta final, Honorato entrou e evitou que a China levasse o jogo para o quinto set.
O Brasil não conseguiu superar a China no primeiro set. A seleção teve erros importantes e não foi bem no bloqueio, o que custou pontos decisivos. Disparando desde o início da parcial, a China encerrou com uma boa vantagem em 25 a 19, principalmente com a força do ataque de Wang Bin.
A seleção voltou bem melhor para o segundo set, saindo com a vantagem no placar. Lucarelli e Arthur Bento foram essenciais para a reação brasileira, e a China empatou poucas vezes. A atuação no bloqueio também melhorou e os erros diminuíram, com boas bolas de Cachopa. Ainda assim, a parcial foi acirrada o tempo inteiro, com os chineses na cola do resultado. Brasil fechou em 25 a 23 no sufoco e empatou o jogo.
O Brasil teve mais tranquilidade no terceiro set. Judson e Alan cresceram no jogo e foram muito importantes para deixar a seleção na frente. Darlan voltou bem e conseguiu ameaçar com pancadas fortes na quadra adversária. Mesmo assim, a diferença no placar não foi tão grande, principalmente na reta final. A China encostou em 22 a 21 e ameaçou os brasileiros. Foi quando Bernardinho pediu tempo e Lucarelli voltou pontuando com uma largadinha. A partir daí, o Brasil recuperou a agressividade e soltou o braço para fazer 25 a 22.
A seleção brasileira voltou a passar sufoco no quarto set, com a China começando na frente. A equipe reagiu com a ajuda dos ataques de Honorato, mas os chineses continuaram agressivos com a ajuda de Liu, Li, Jiang e Peng. O sistema defensivo brasileiro melhorou, com Brasília distribuindo bem as bolas, e a seleção conseguiu virar e construir uma boa diferença no placar. Judson, Alan e Lucarelli ajudaram na reta final e o Brasil conseguiu fechar em 25 a 21.
Próximos passos
O Brasil estreou com moral no Grupo H do Mundial masculino de vôlei neste domingo. Na próxima rodada, a seleção enfrenta a República Tcheca na segunda-feira (15), às 23h. Pelo último jogo da fase de grupos, os brasileiros encaram a Sérvia na quarta-feira (17), novamente às 23h (horário de Brasília). A competição, disputada nas Filipinas, vai até o dia 28 de setembro.