Três clubes estrangeiros fizeram propostas oficiais por Luiz Henrique: a Fiorentina, da Itália, e dois times da Premier League, de nomes ainda não revelados. O Botafogo considera todas as ofertas interessantes financeiramente, e o atacante vai escolher seu destino.
Luiz Henrique tomou a decisão de deixar o Brasil de forma imediata, inicialmente para o Lyon, que continua como um destino possível. A equipe francesa também pertence à Eagle Football, rede de John Textor. Com as três propostas aprovadas pelo empresário americano, agora o jogador terá quatro opções para resolver qual camisa vestirá em 2025.
Caso Luiz Henrique opte por ir ao clube francês, Textor gostaria que o jogador disputasse o Mundial de Clubes pelo Botafogo, entre 15 de junho e 13 de julho. Há uma janela excepcional de contratações para o torneio, de 2 a 10 de junho, e o atleta voltaria por empréstimo ao Glorioso. Porém, o estafe do atacante não considera a hipótese viável no momento, pois ele deseja se estabelecer no futebol europeu.
As ofertas
A Fiorentina é antiga interessada no jogador. A primeira investida foi recusada por Textor, e os italianos aumentaram as cifras. Nos últimos dias, dois clubes da Premier League chegaram com propostas formais.
Os valores das três ofertas agradam a Textor, que deixa a escolha nas mãos de Luiz Henrique, assim como fez em todo o processo desde a contratação do atacante pelo Botafogo. No momento, a tendência é que o atacante deixe a rede da Eagle Football.
O Lyon vive situação financeira delicada. No dia 15 de novembro, a Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) proibiu o clube de contratar na janela de janeiro e anunciou que vai rebaixá-lo ao fim da temporada do Campeonato Francês se o Lyon não melhorar as finanças.
Assim, para inscrever Luiz Henrique, o clube francês teria que anular o transfer ban até o dia 3 de fevereiro, quando fecha a janela de contratações no país.
Luiz Henrique e Almada são os principais nomes de uma lista de saídas do Botafogo que já conta com 11 jogadores e o técnico Artur Jorge. Os outros atletas são o goleiro Gatito Fernández, o lateral-direito Rafael, os zagueiros Adryelson e Pablo, os laterais-esquerdos Marçal e Hugo e os meio-campistas Tchê Tchê, Eduardo e Romero.
O Botafogo ainda não fez contratações para 2025, mas está muito perto de fechar a troca de Tiquinho por Jair, zagueiro do Santos. Outros nomes na mira são os meio-campistas Bitello (Dínamo de Moscou), Marlon Gomes (Shakhtar Donetsk), Almirón (Newcastle) e Muniain (San Lorenzo). (GE)