O Botafogo venceu o Carabobo por 2 a 1 na noite desta terça-feira, na Venezuela, e encostou em Universidad de Chile e Estudiantes na disputa por uma das vagas nas oitavas de final da Libertadores. Vitinho abriu o placar na primeira etapa, mas Aponte empatou aos 30 minutos do segundo tempo. Já nos acréscimos, Cuiabano apareceu na área e garantiu a vitória alvinegra.

Grupo A embolado!

Com o resultado, o Botafogo chegou aos seis pontos e encostou na disputa por uma das vagas para as oitavas de final no Grupo A. O time tem a mesma pontuação do Estudiantes, segundo colocado, que enfrenta nesta quarta-feira a líder Universidad de Chile, que soma sete pontos. O Alvinegro terá dois jogos no Nilton Santos contra os adversários que estão à sua frente e só depende de si para garantir a classificação.

Vitinho celebra gol pelo Botafogo contra o Carabobo

Vitinho celebra gol pelo Botafogo contra o Carabobo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Primeiro tempo

O Botafogo saiu para o vestiário com a vantagem no placar, mas não conseguiu impor seu volume de jogo e transformar a posse de bola em chances claras. O time comandado por Renato Paiva criou pouco na primeira etapa e encontrava dificuldades para furar o bloqueio venezuelano até os 22 minutos, quando Vitinho aproveitou falha do goleiro Bruera, que não segurou chute fácil de Cuiabano no meio do gol, e abriu o placar no rebote. Apesar da limitação técnica, o Carabobo melhorou o ritmo após o gol e teve chances para empatar. As melhores aconteceram em sequência de escanteios, aos 32 e 33 minutos, com quase gol olímpico de Matías Núñez e finalização de Pernía.

Alex Telles disputa bola no alto durante Carabobo x Botafogo

Alex Telles disputa bola no alto durante Carabobo x Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo

Segundo tempo

A segunda etapa começou com um ritmo ainda mais lento, mas ganhou emoção na reta final. Com o resultado na mão, o Botafogo seguiu com pouco volume ofensivo e pouco agredia o Carabobo. O time venezuelano, por sua vez, rondava a área alvinegra, mas sem qualidade e pouco levava perigo. Até que, aos 30 minutos, Aponte aproveitou bola desviada em cobrança de escanteio e empatou a partida. Renato Paiva promoveu substituições, mas a postura do time pouco mudou e seguia abaixo do adversário.

Vitinho dá um toquinho por cima do goleiro rival. Gol do Botafogo! – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Aos 44 minutos, os donos da casa tiveram a chance para a virada. Com quatro jogadores do Carabobo contra dois defensores alvinegros em contra-ataque, Londoño se precipitou e arriscou chute de muito longe para fora. No lance seguinte, o futebol deu uma lição aos venezuelanos. Cuiabano recebeu passe de Allan, girou dentro da área e finalizou forte cruzado para colocar o Botafogo de novo em vantagem na reta final. Vitória alvinegra!

Agenda

O Botafogo volta a campo no domingo, às 20h, contra o Internacional, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Pela Sul-Americana, o time comandado por Renato Paiva enfrenta o Estudiantes na próxima quinta-feira em confronto direto para entrar na zona de classificação para as oitavas de final da Libertadores. O Carabobo, por sua vez, encara a Universidad de Chile, na terça-feira, às 21h30, no Chile. (GE)