O prefeito de Primavera do Leste (a 61 km de Cuiabá), Leonardo Bortolin (MDB), foi empossado na presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) nesta quinta-feira (22), quando destacou como principal desafio o auxílio às 142 cidades do Estado para alcançarem o equilíbrio fiscal. Bortolin recebeu a transmissão do cargo do ex-presidente por quatro mandatos, Neurilan Fraga (PRD), há cerca de 30 dias. Nesse período, o líder da entidade intensificou seu trânsito na Assembleia Legislativa (ALMT) e Palácio Paiaguás para retomar o “protagonismo institucional” e articular repasses aos executivos municipais.

“Acredito que a AMM retoma o protagonismo institucional e a posse marca esse novo tempo de fortalecimento dos laços com o governo, a Assembleia, o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça para fortalecer as politicas públicas em prol do municipalismo”, disse Léo Bortolin em cerimônia no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.

Parte do planejamento estratégico traçado por sua equipe nas primeiras semanas de 2024 será apresentada no período da tarde em assembleia geral.

“Precisamos buscar o equilíbrio fiscal das contas públicas, principalmente neste ano atípico, ano eleitoral e de fechamento. Acredito que a AMM tem um papel incondicional junto ao Tribunal de Contas. São mais de 30 dias da transmissão de cargo, mas a AMM já vem promovendo várias ações voltadas para o fortalecimento administrativo das prefeituras, seja na parte de formação permanente, na busca por captação de recursos e, hoje à tarde, apresentamos todo esse planejamento estratégico para o Estado”, falou o presidente da AMM.

Uma das pautas tratadas na AL é o projeto de lei que concede o acesso a convênios para as administrações com menos de 50 mil habitantes que não estejam adimplentes.

“Toda lei que vai impactar o município passa pela Assembleia e estamos trabalhando nesse projeto que permite firmar convênio com municípios que não estejam devidamente adimplemntes. Temos tido total abertura de dialogo, conversa, tratando essas matérias”, disse o gestor.

Bortolin foi eleito em uma disputa apertada, com apenas 10 votos de diferença de Neurilan, com o placar de 68 a 58 votos. Atualmente, 136 municípios estão filiados à AMM e a expectativa é que mais dois prefeitos assinem a ficha nesta quinta.

(HNT)