Na tarde de segunda-feira (17), na Câmara de Cuiabá, oficiais do Corpo de Bombeiros e do CIOPAER lotaram o plenário, e o motivo da visita ilustre é nobre, eles foram receber a Moção de Bravura do vereador Eduardo Magalhães.
A equipe de militares esteve por 30 dias auxiliando no resgate de vítimas da enchente que assolou o Rio Grande do Sul.
Dentro os homenageados, também estava a cadela da raça golden retriever, Maya estava com seu uniforme do Corpo de Bombeiros e também recebeu a medalha.
A “cachorrinha” faz parte da equipe que auxiliou durante 30 dias, pelo odor, Maya conseguiu avisar aos oficiais o local aonde estavam as vítimas.
A tutora de Maya, a Sargento Daiane da Rocha Ribeiro, explica que onze militares do Corpo de Bombeiros participaram da missão, sendo mergulhadores, especialistas em salvamento terrestre, especialistas em salvamento em áreas devastadas, desastres, e também operações com cães.
“Nós fomos com dois cães de buscas, dois cães certificados, a Maya e a Bela. Atuamos por cerca de 30 dias no todo, contando o tempo de deslocamento até lá, e pudemos aí encontrar alguns integrantes de uma família que se encontravam desaparecidos, soterrados. Atuamos também na parte de salvamento, na cidade de Pelotas, cidade que ainda estava inundada”, diz Ribeiro.
O Major do Corpo de Bombeiros, Anderson Rodrigo da Silva, revela que o acionamento dos militares de Mato Grosso foi feito via “Ligabom”e a equipe de resgate conseguiu salvar 44 pessoas com vida.
“A equipe passa por treinamento constante e está preparada para situações adversas, apesar que o do Rio Grande do Sul teve proporções enormes. E por isso foi necessário uma outra equipe, que deve permanecer por mais 30 dias no Rio Grande do Sul”.
O capitão e piloto de avião do Corpo de Bombeiros, Lucas Moraes Calegara pontua que foram selecionados para a missão os profissionais mais bem preparados, seguindo a orientação do Governador de Mato Grosso.
“Nos deslocamos com uma aeronave e com uma viatura de apoio solo. Nós tivemos a oportunidade de ajudar diretamente mais de 40 pessoas, e levamos muito alimento para ser consumido instantaneamente, levamos muita cesta básica, e água. A corporação esta preparada para atender a sociedade, independente da calamidade que estiver ocorrendo”.
O evento também contou com a apresentação de dança dos membros do Centro de Tradições Gaúchas Velha Querência, em forma de agradecimento aos oficiais pelo trabalho prestado. O CTG também foi ponto de coleta de doações, e enviar 22 caminhões com donativos para a região Sul.
O vereador Eduardo Magalhães durante seu discurso, ressaltou a solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, prestado por Mato Grosso.
“O gesto mais nobre, é dedicar sua vida, em prol de outra visa. O auxílio dos nossos bravos bombeiros e equipe do CIOPAER foi primordial para ajudar nas operações de resgate e assistência às vítimas do temporal que ainda assola o estado gaúcho”, afirmou Magalhães.