Considerado um dos principais polos de preservação da cultura de mato Grosso, Jangada se tornou também referência em eficiência de gestão eficaz. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou por unanimidade as contas da Prefeitura Municipal de Jangada, relativa ao exercício de 2018.
Trata-se do ano de gestão do prefeito Edérzio de Jesus Garrincha Mendes (DEM). A relatora do processo no TCE, conselheira interina Jaqueline Jacobsen observou que a Prefeitura de Jangada respeitou todos os limites constitucionais, o que de fato contribuiu para julgamento favorável das contas.
Leia Também:
-Garrincha anuncia o 14º Festival do Pastel de Jangada com meta de ser “Capital Nacional”
-Botelho e Geller entregam equipamento a produtores rurais de Jangada
Garrincha Mendes argumentou para a reportagem do Cuiabano News que a aprovação por parte do órgão de controle representa que administração vem cumprindo com o dever, tanto no setor econômico, quanto nas demais secretarias. Ele também destaca o empenho em trabalhar seguindo os preceitos de transparência e zelo na gerência dos recursos públicos.
Além disso, a Prefeitura de Jangada cumpriu os limites constitucionais garantindo, aplicando o percentual estabelecido por lei, com relação ao Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb), na remuneração do magistério. No geral, foram aplicados 67,04% da receita base.
E, nas ações na área da saúde foi atingido o percentual de 32,32%. E, ainda, o total de gastos com pessoal do município chegou a 53,04%, enquanto o repasse para o Poder Legislativo Jangada foi de 6,85%.
O parecer do TCE será encaminhado agora à Câmara de Vereadores de Jangada, que deverá votar de forma definitiva as contas de governo Garrincha Mendes, referentes ao ano de 2018. “Estamos superando os desafios e obtendo resultados ao investir, além do mínimo constitucional. Esta é a validação do Tribunal à gestão de Jangada”, justificou Garrincha Mendes, para a reportagem do Cuiabano News.