A condição é muito rara, sendo vista na medicina mundial em 100 casos. As chances de desenvolver a anomalia é de uma em seis milhões
Esse caso é raríssimo mesmo, afinal, somente cem casos foram registrados na medicina mundial. A raridade foi registrada pelo International Journal Of Surgery Case Reports, onde um bebê nasceu com dois pênis funcionais e sem anus na região do Paquistão.
Ambos os órgãos genitais tem o formato normal e um deles era 1cm maior que o outro. Essa condição rara é conhecida como difalia, que pode acometer tanto homens, como animais. Porém, os médicos optaram por realizar uma cirurgia em que manteram os dois membros intactos, porém não se sabe o motivo.
Uma das preocupações dos especialistas era a questão do ânus. Foi realizada uma colonoscopia onde os cirurgiões desviaram uma das extremidades do cólon, fazendo uma abertura no lado inferior esquerdo do abdômen, para que assim,
Segundo os estudos divulgados, a chance de uma pessoa ter difalia é uma em seis milhões. O primeiro caso da anomalia foi registrado em meados de 1609. De todas as cem pessoas diagnosticadas, 1% teve uma malformação no ânus ou reto. No entanto não foram detalhados outros casos com a malformação anorretal, sendo que, supostamente, o paquistanês seria o único caso.
O bebê nasceu no Hospital Infantil do Instituto de Ciências Médicas do Paquistão e tinha 36 semanas. A família ficou surpresa, afinal, eles não tinham histórico familiar de malformações congênitas. Na hora do nascimento, o recém-nascido tinha um pênis de 1,5cm e outro de 2,5cm.
O mais surpreendente é que os exames feitos nele mostraram que no corpo, só havia uma bexiga ligada as duas uretras, ou seja, ele podia fazer xixi pelos dois membros. Mesmo que parecia tudo ‘normal’, na medida do possível, o garoto foi monitorado por dois dias e recebeu alta. Agora ele terá que passar por consultas para acompanhamento do caso.
Há um motivo para ter difalia?
Ainda não existe nenhuma causa de por que alguém nasce com a condição, porém, os especialistas do caso disseram que pode ser por um acaso, na hora que a genitália está se desenvolvendo no útero.
A difalia pode ser ou não completa, isto significa que o pênis pode ter se desenvolvido por completo ou parcialmente, podendo ser menor ou até mesmo, deformado.
(Adriana Araújo)