O 6° caso de sarampo foi confirmado em Primavera do Leste (231 km ao Sul de Cuiabá), na manhã desta terça-feira (04). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima é um bebê de um ano, não vacinada. Ela não corre risco de morte. Até o momento não há registros da doença em outros municípios mato-grossenses.
Os primeiros casos registrados recentemente em Mato Grosso foram diagnosticados no fim de setembro, em uma família de pessoas não vacinadas que realizaram uma viagem recente à Bolívia. Eles retornaram já com os sintomas iniciais da doença.
O caso divulgado nesta terça é de uma criança do mesmo núcleo de convívio dos primeiros doentes. A vítima está fora de perigo e também de transmissão para outras pessoas.
Vacinação
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença. A tríplice viral deve ter a primeira dose aplicada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses. Adultos não vacinados também podem procurar uma unidade de saúde para atualização. Além do sarampo, a vacina também previne caxumba e rubéola.
Dados do Ministério da Saúde coletados até o primeiro dia de setembro mostram que a aplicação do imunizante em Mato Grosso é considerada abaixo da meta de cobertura. Para a primeira dose, a taxa de aplicação está em 90,61% enquanto a segunda é mais baixa, em 71,06%. A meta de cobertura para a vacina é de 95%.
A Secretaria da Saúde de Primavera do Leste alerta para os sintomas e casos de suspeitas devem ser levados a uma unidade de saúde.
“Incluímos mais uma vez a orientação: ao surgimento de sinais como febre, manchas vermelhas na pele acompanhados de irritação nos olhos e/ou tosse e/ou coriza e mal-estar, procure imediatamente uma unidade de saúde”, informou por meio de nota.
(GD)


