O Bahia segurou o Grêmio por 85 minutos, usou o contra-ataque para ganhar um pênalti no fim e vencer o duelo direto pelo G-6 por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena, pela 26ª rodada do Brasileirão. Agora, os dois times estão igualados com 41 pontos, mas os gaúchos continuam à frente pelos critérios de desempate. Arthur Caíke marcou o único gol da partida.

Olho na tabela

Os baianos alcançam os gaúchos na tabela, com os mesmos 41 pontos. Porém, o Grêmio segue em sexto lugar pelo saldo de gols. O Bahia é o sétimo. O Grêmio volta a campo no próximo sábado, às 17h, diante do Fortaleza, no Castelão. O Bahia só atua na segunda-feira, às 19h30, contra o Ceará, em Pituaçu.

Primeiro tempo

O Grêmio foi bem neutralizado pelo Bahia durante boa parte da primeira etapa. Aos nove, Geromel pegou sobra de escanteio e chutou por cima. O time visitante utilizou muito bem os contra-ataques e obrigou a defesa tricolor suar, principalmente na velocidade de Élber e Artur. Em um dos lances, Paulo Victor precisou sair nos pés de Artur para evitar o gol. Aos 32, Luan finalizou com efeito, mas sem força, e quase surpreendeu Douglas. Na parte final, Tardelli tentou cruzar, a bola desviou na marcação e bateu no travessão. E ficou por isso.

Segundo tempo

O Grêmio retornou com Thaciano no lugar de Maicon. E foi o próprio Thaciano quem deu o primeiro susto no Bahia, em chute de fora da área. Os gaúchos mantiveram o controle da bola, mas esbarraram na falta de pontaria do ataque e na defesa bem postada dos baianos. Mais uma vez nos contra-ataques, o time de Roger Machado passou a levar perigo nos minutos finais. E assim construiu o gol da vitória. Marco Antônio driblou na área do Grêmio e sofreu um toque de Léo Moura. O árbitro Rodolpho Toski Marques não marcou pênalti no primeiro momento, mas foi alertado pelo VAR e confirmou a infração. Arthur Caíke deslocou Paulo Victor e deu a vitória ao Bahia.

Aula de contra-ataque

O Bahia recuou seu time desde o começo da partida, segurou-se (muito) bem defensivamente e apostou nos contra-ataques rápidos para chegar com perigo ao gol do Grêmio. Foi assim que Marco Antônio, aos 43 minutos do segundo tempo, invadiu a área e foi derrubado por Léo Moura. O árbitro Rodolpho Toski Marques marcou apenas escanteio. Mas consultou o VAR, analisou a imagem do lance e confirmou o pênalti. Arthur Caíke foi para a bola e deu a vitória ao Tricolor de Aço.

Rodou no teste

O Grêmio tratou o jogo desta quarta-feira como último ensaio antes de decidir a vaga na final da Libertadores, daqui a uma semana, diante do Flamengo. Mas os jogadores não corresponderam. Além das dificuldades impostas pelo Bahia, os homens de frente pouco criaram para vencer. Na melhor chance, Everton encontrou Pepê entrando livre na área. Mas Douglas saiu bem com o pé e conseguiu evitar o gol. (Globo Esporte)