Foto: Analyne Alt

O vereador por Cuiabá Sargento Joelson (PSB) realizou, nessa terça-feira (18), audiência pública histórica com cerca de 300 servidores da educação infantil de Cuiabá. O encontro tratou da mudança de nomenclatura do cargo de “Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI)” para “Professor de Desenvolvimento Infantil (PDI)” uma reivindicação esperada há mais de duas décadas por cerca de dois mil profissionais da rede municipal.

Em plenário, o parlamentar relembrou a trajetória de luta e destacou que o dia marca um divisor de águas para as servidoras que, há anos, esperam pelo reconhecimento formal de sua função docente.

“É um sonho que está se realizando. Esse ato representa praticamente todo o mandato, dada a importância dessa conquista. Há profissionais aqui com mais de 20 anos de atuação que, pela primeira vez, poderão ser chamados de professores, que é o que eles são na essência”, afirmou Sargento Joelson.

A presidente do Sindicato das TDIs, Rosilene Soares, afirmou que a audiência marca o cumprimento de uma promessa feita pelo prefeito durante a campanha eleitoral.

“Estou extremamente emocionada. Iniciamos essa luta pela valorização e reconhecimento da nossa função docente. O que faltava era exatamente isso, o reconhecimento. E o prefeito Abilio prometeu, em campanha, que daria esse retorno à categoria e hoje vemos essa promessa se concretizar,” afirma Rosilene.

O advogado Luís Carlos, lembrou que o avanço é fruto de um trabalho técnico criterioso, construído em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

“Hoje é um momento histórico para Cuiabá. Foram realizados estudos técnicos e financeiros que comprovam a possibilidade da alteração da nomenclatura. Sem dúvida, é um avanço significativo para a categoria e para a educação infantil do município,” destacou Luís.

O secretário de Municipal de Educação, Amauri Monge, reforçou que o projeto está finalizado e prestes a chegar à Câmara Municipal.

“Concluímos esse trabalho em sete meses. O projeto está pronto e será enviado pelo Executivo à Casa de Leis. Tenho certeza de que a grande maioria dos vereadores reconhecerá a importância desses profissionais e aprovará a proposta,” afirma Monge.

A audiência pública marcou não apenas a apresentação de um projeto, mas o reconhecimento de uma história de dedicação, construída por profissionais que atuam diariamente no desenvolvimento e na formação das crianças cuiabanas