O deputado federal por Mato Grosso, Coronel Assis (União) que também é vice-líder da oposição na Câmara Federal, gravou um vídeo ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e grandes líderes da direita convocando a população para um grande ato a favor de anistia para presos políticos.
O encontro acontecerá no próximo domingo (06), a partir das 14h na Avenida Paulista, em São Paulo. Assis, é o único parlamentar de Mato Grosso que aparece no material divulgado por deputados federais e apoiadores do ex-presidente.
O movimento busca a liberdade de apoiadores políticos que atualmente se opõem ao governo PT, em especial, os detidos no dia 8 de janeiro que estão sendo tratados como criminosos de altíssima periculosidade.
“Hoje, pais de família estão atrás das grades, tratados como criminosos apenas por defenderem a sua pátria. Isso é justiça ou vingança?”, questiona a mensagem no vídeo.
Assis lembra no vídeo de pessoas inocentes que receberam condenações inapropriadas pelo ato praticado.
Vale lembrar que Débora Rodrigues dos Santos, foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após utilizar um batom para escrever em frente à sede da Corte. Denunciada por cinco crimes ao STF, a cabeleireira acabou sendo condenada a 14 anos de prisão pelo relator, o ministro Alexandre de Moraes.
Após isso, Débora virou o símbolo da luta pela liberdade de expressão. Bolsonaro convocou apoiadores que lotaram Copacabana no Rio de Janeiro e o pedido de liberdade e anistia foi ecoado.
Com forte pressão popular, Moraes acabou acatando um pedido da Procuradoria-Geral da República e substituiu a prisão preventiva por domiciliar.
Assis explicou que o movimento a favor da anistia ganhou ainda mais força e o ato servirá para defender e pedir liberdade a outros diversos presos políticos que estão em situação semelhante ao que passou Débora.