Sofrido, histórico e extraordinário. Artur Jorge não poupou adjetivos para comemorar a classificação do Botafogo às oitavas de final da Taça Libertadores da América. Depois de perder os dois primeiros jogos do Grupo D, o Glorioso emendou três vitórias e carimbou a vaga no mata-mata com o 1 a 0 sobre o Universitario, nesta quinta-feira, no Monumental de Lima.
O treinador português reconheceu que a partida não foi das melhores tecnicamente, mas elogiou a capacidade de seus comandados de evitar sustos na defesa e criar boas chances no ataque. Em avaliação da partida, Artur Jorge se alongou ao falar também da capacidade de recuperação do Botafogo e vibrar com a vaga antecipada.
Com nove pontos, o Botafogo é o segundo colocado da chave, atrás somente do Junior Barranquilla, que leva a melhor no saldo de gols: 3 a 1. No próximo dia 28, a equipe visita os colombianos no estádio Metropolitano em duelo que vale a liderança da chave.
Antes, porém, o Glorioso vai até Salvador encarar o Vitória, quarta-feira, às 19h (de Brasília), no Barradão. Com o 1 a o no jogo de ida, o time de Artur Jorge pode até empatar para se garantir nas oitavas também da Copa do Brasil.
Confira outros trechos da coletiva
Treinadores portugueses no Brasil
– Aquilo que nós avaliamos enquanto técnicos é a competência, não a nacionalidade. Venho de um país que vem tendo sucesso mundo afora e eu espero ser mais um a ter sucesso aqui.
Time do Universitario
– É justo falar sobre o que o Universitario fez em campo. Nos trouxe dificuldade, obrigou os rapazes a defender, procurarem ter um resultado diferente, mas por grande mérito do grande compromisso não demos oportunidades. As situações de grande perigo ocorreram em cruzamentos, onde sempre defendemos bem. Acho que as oportunidades claras de gol foram do Botafogo.
Comemorar a vitória
– Minha preocupação é desfrutar dessa vitória e dar folga aos rapazes porque merecem descansar. É uma ideia que já está clara sobre o que queremos, temos que acrescentar mais intensidade e dinâmica. Teremos todo o elenco disponível. É uma vitória que nos traz a classificação, mas queremos mais vitória porque essa é a atitude que queremos enquanto Botafogo. (GE)