António Oliveira não é mais o treinador do Corinthians. Nesta terça-feira, um dia depois da derrota por 2 a 0 no clássico contra o Palmeiras, a diretoria do Timão optou pela demissão do treinador.
Fábio Carille é o nome preferido da diretoria para assumir a vaga, mas o presidente Augusto Melo quer o aval do Santos para abrir negociação. A ideia é que o novo treinador assuma o time contra o Vitória, quinta-feira, às 20h, na Neo Química Arena.
O trabalho de António Oliveira durou pouco menos de cinco meses e terminou pelo péssimo início de Campeonato Brasileiro. O Timão não vence há nove rodadas e aparece na penúltima colocação com apenas nove pontos. A equipe soma apenas uma vitória em 13 jogos.
O treinador se despede do clube com 29 jogos, no qual obteve 13 vitórias, nove empates e sete derrotas, com um aproveitamento de 55,1% dos pontos.
Antes inquestionável internamente, o trabalho da comissão técnica mudou de patamar de avaliação com a falta de resultados no Brasileirão.
Houve também incômodo com relação aos problemas enfrentados pelo clube fora de campo, relatados publicamente por António Oliveira.
Em diversas entrevistas o treinador tem falado em “ter paz” para conseguir desenvolver o trabalho, em um recado claro sobre como a crise política tem interferido no dia a dia.
Nas últimas semanas, António subiu o tom sobre a necessidade de reforços, cobrando a diretoria pela chegada de jogadores para reforçar o elenco na janela de julho.
O português trocou a cobrança por elogios na entrevista contra o Palmeiras, destacando o “esforço” e a “criatividade” da diretoria na busca por novos jogadores.
O presidente Augusto Melo prometeu a contratação de quatro nomes importantes, porém, enfrenta graves problemas financeiros que devem dificultar a ação do clube no mercado.
O português queria mais opções e pelo menos seis contratações na janela que se abre em 10 de julho. Entretanto, o desejo ficou para trás com a saída confirmada depois da derrota no clássico contra o Palmeiras.
Confira a nota oficial do Corinthians:
O Sport Club Corinthians Paulista informa que António Oliveira não é mais o treinador da equipe principal masculina de futebol. Além dele, seus quatro auxiliares, Bernardo Franco, Bruno Lazaroni, Diego Favarin e Felipe Zilio, deixam o comando técnico do Alvinegro.
Eles foram comunicados no início da tarde desta terça-feira (02), em reunião com o executivo de futebol, Fabinho Soldado.
O clube agradece aos profissionais pelos serviços prestados ao Corinthians e deseja sucesso nas sequências de suas carreiras.
O treino de hoje será comandado por Raphael Laruccia, da equipe sub-20 do Corinthians. (GE)
Corinthians mira Fábio Carille
O técnico Fábio Carille, atualmente no Santos, é visto como o nome ideal pelo Corinthians para substituir António Oliveira, demitido nesta terça-feira, dia seguinte à derrota para o Palmeiras.
Identificado com o clube e adaptado ao mercado brasileiro, Carille é considerado um técnico “seguro” num momento em que o Corinthians entende que não pode errar.
O objetivo principal da diretoria é conseguir uma solução rápida e ter o novo comandante na beira do gramado na quinta-feira, quando enfrenta o Vitória, pela 14ª rodada do Brasileirão, às 20h (de Brasília), na Neo Química Arena.
Antes mesmo da queda de António Oliveira, dirigentes do Timão sondaram pessoas do entorno de Carille. Até o momento, porém, não foi formalizada uma proposta.
Antes de avançar em qualquer negociação, o presidente do clube, Augusto Melo, quer falar com Marcelo Teixeira, presidente do Santos, com quem mantém boa relação. Independentemente dos valores da multa rescisória, o Corinthians só avançará nas conversas se o rival autorizar.
Carille teve duas passagens como técnico pelo Corinthians. Em 183 jogos, obteve 86 vitórias, 56 empates e 41 derrotas, tendo conquistado o Brasileirão de 2017 e o tricampeonato paulista (2017, 2018 e 2019). Antes, foi auxiliar do clube por mais de uma década. (GE)