Produtores familiares de Tapurah poderão produzir o ano inteiro com os kits de irrigação que receberam da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), numa parceria com a Prefeitura Municipal. O uso dos equipamentos entregues em março deste ano garantirá renda e manterá as famílias no campo.
Um dos 28 beneficiados com os kits é o produtor familiar Denivaldo Sette, que está animado com a oportunidade de trabalhar somente em sua propriedade neste ano, já que, no período de estiagem, poderá continuar produzindo.
“Através da irrigação, a gente vai conseguir ter uma escala de produção para o ano todo e atender o mercado”, declarou.
Em 2023, Denivaldo restringiu a produção durante o período de estiagem e enfrentou dificuldades para assumir contrato mais longo, como o da merenda escolar.
“No ano passado, não conseguimos atender a demanda por causa do intervalo de produção. Seria um contrato para 12 meses e a escala de produção nossa era muito pequena. Agora, com os kits de irrigação, podemos produzir o necessário para a merenda escolar e até aumentar nossa produção geral,” explicou Denivaldo.
Ele também teve que arrumar outro trabalho em um período em que não era possível manter a família somente com a renda da propriedade rural.
Junto com a mulher e o filho, Denivaldo produz banana, abacaxi, mandioca, além de derivados de leite, como doces e queijos.
Reinaldo Kenede Alves, médico veterinário do Departamento de Agricultura de Tapurah, enfatizou a importância do suporte para a agricultura familiar.
“A irrigação tem um custo elevado e nem todos os pequenos produtores conseguem suportar. Portanto, esse apoio da Seaf é fundamental para nos ajudar a atender 100% do comércio local em legumes e verduras, e ainda expandir para outros municípios”, declarou.
O secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, afirmou que o sistema de irrigação trouxe novo ânimo para os produtores familiares.
“A produção constante ao longo do ano está se tornando uma realidade com os investimentos que o Governo do Estado tem feito. São ações práticas que não apenas aumentam os rendimentos, mas também promovem a estabilidade econômica das famílias”, pontuou.
Desde 2019, o Governo do Estado entregou mais de 500 kits de sistema de irrigação aos produtores familiares mato-grossenses.