Todos têm dons, mas poucos os desenvolvem, pois, nascer predisposto a algo, exige otimismo e coragem de assumi-lo, especialmente, em um mundo onde muitos não desejam que isso aconteça.
No meio futebolístico, Túlio Maravilha, “o atacante falastrão”, marcou uma geração, por suas frases cheias de otimismo e veemência. Em grandes partidas da equipe em que jogava, afirmava aos repórteres que o time estava preparado, e que o gol decisivo da partida, seria o dele.
Leia Também:
-A possibilidade da reconstrução
-Você é insubstituível
-O que você quer que eu lhe faça?
-A picada da cobra
-Lei da ação versus reação
-O que você quer que eu lhe faça?
Ele usava muitas palavras de impacto para chamar a atenção da mídia, à sua imagem e se afirmava como: “Túlio ou nada”, “Túlio bem”. Esses e outros bordões, o tornou inesquecível, além de sua habilidade no esporte, que trouxeram inúmeras alegrias para o seu clube, o Botafogo.
Túlio, era e é um exemplo de um grande jogador, a qual possuía uma visão otimista, brincalhona e provocativa, assim como o jogador Romário, que se destacou não só por sua habilidade com a bola, mas também, pelo seu modo de pensar.
Túlio, afirmava que a sua condição era de grande goleador, e não bastava apenas isso, ele constantemente, dizia em entrevistas, que iria fazer gols e que o time seria vitorioso na partida.
Pode ser que, muitos adversários detestassem a forma que ele verberava suas ideias. Quem sabe alguns poderiam achá-lo soberbo demais, ou arrogante.
Contudo, fazendo uma avaliação de como Túlio levava sua profissão, deve despertar em nós a devida reflexão. Ele não só era bom, e sim afirmava que era bom, e cumpria o que prometia; ele também reafirmava que era o craque e goleador, o que de fato ocorria.
Vendo pelo aspecto do aprendizado, o que há de problema nisso? Ao contrário do que muitos pensavam há época, a automotivação de Túlio, elevava sua maneira de conduzir seu futebol, a ser realmente aquilo que pensava, dizia e emanava.
A técnica utilizada por Túlio, a denomino de afirmação e reafirmação. Se você é bom, não se esconda, nem se sinta obrigado a ser da maneira como muitos querem. Entendo que devemos sempre afirmar os nossos dons, que é aquela predisposição com a qual você já nasceu, e desenvolvê-la dia após dia. Se você não nasceu com aquela qualidade de fazer algo, mas, treinou e aprendeu, e hoje você entende que é um “craque” nisso, sugiro aplicar a mesma regra da afirmação e reafirmação.
Não fique preocupado demais com as pessoas que estão ao seu redor, se vão apreciar a sua forma de viver, que neste caso proposto, é de forma otimista. Viva e demonstre para o mundo as suas qualidades, os seus dons e os seus talentos.
É necessário ir adiante e prosseguir rumo aos seus objetivos, independente se isso gerará críticas e perseguições. Você deve afirmar e reafirmar as competências e qualidades as quais possui diariamente.
Sei que estamos vivendo em um mundo de muitos “mimimi”. Se você não desejar enfrentar e encarar esse risco e desgaste na sua vida, faça de outra forma, comunique a afirmação e reafirmação para si mesmo. Não perca tempo e não se censure por dizer para o seu cérebro às suas qualidades. Prefira dizer as qualidades, do que os defeitos.
Afirme quem você é, e reafirme as suas qualidades. Não se importe para pessoas que sempre colocarão ideias controversas às suas atitudes otimistas. Seja um vencedor e seja o melhor em todas as áreas de sua vida.
Os torcedores do Botafogo cantavam: “Túlio Maravilha, nós gostamos de você”. O efeito da autenticidade deste jogador, gerou consequências positivas, resultado da soma do seu padrão mental positivo e ousado. Por isso, dê valor às suas qualidades e desenvolva-as a cada dia.
*FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência” e “A arte de ser feliz”.
CONTATO: https://www.facebook.com/profile.php?id=100004779404481
SITE: www.francisney.com.br