A juíza do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) Fernanda Kobayashi, manteve a prisão do réu Marcio Nascimento, durante audiência de custódia realizada na tarde desta quarta-feira (21), em Cuiabá. Ele e Elisa Severino, 51, se entregaram à Polícia Civil, durante a manhã, e são investigados por golpe de R$ 7 milhões em mais de mil formandos.

Em seus interrogatórios, os investigados alegaram dificuldades financeiras para o encerramento repentino das atividades das duas empresas, porém as investigações, conduzidas pelo delegado Rogério Ferreira, levantaram indícios de que os suspeitos planejaram, desde os últimos meses do ano de 2024, o fechamento das empresas.

Foram utilizadas estratégias pelos empresários para levantar valores, como a mudança na forma do recebimento do pagamento de materiais fotográficos, que passou a ser cobrado de forma antecipada e realização de ações com descontos para a cobrança de parcelas em atraso e, principalmente, para o pagamento adiantado de parcelas futuras por parte dos formandos e de seus familiares.

“Depoimentos colhidos pela Polícia Civil demonstram que os investigados encerraram uma campanha de descontos para o pagamento antecipado de valores na tarde do dia anterior ao do fechamento das empresas, e que os pais de, pelo menos, um formando foram vistos no escritório das empresas, horas antes da divulgação da nota informando do encerramento das atividades, efetuando pagamentos para a empresária investigada”, disse o delegado da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), Rogério Ferreira.

A Polícia Civil deve concluir a primeira fase do inquérito policial até o final da próxima semana.

(GD)