Localizadas em pontos estratégicos das cidades, as peixarias são mais que apenas locais de alimentação, são ainda ontos turísticos importantes, que ajudam a contar a história e a preservar a identidade cultural do estado. Pensando nisso, o presidente da Associação brasileira de Bares e Restaurantes, em Mato Grosso, Daniel Teixeira, reuniu proprietários de peixarias da Rota do Peixe de Bonsucesso e São Gonçalo Beira Rio, empreendedores do setor, associados, conselheiros e autoridades para discutir projetos inovadores como o Guia de Peixarias, fortalecendo ainda mais as parcerias para o crescimento do setor.
Segundo Daniel, a Abrasel percebeu que Mato Grosso e Cuiabá tem uma área turística que precisa ser mais explorada. Nisso, nasce a iniciativa de integrar a Rota do Peixe, com os municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Várzea Grande – Bom Sucesso. “Tenho paixão pelas peixarias, acho que elas são a cara de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio, Barão de Melgaço e Cáceres, mas isso é muito pouco divulgado. Então, pretendemos unir forças e melhorar essa área turística e gastronômica, para colher os frutos”, explica.
O secretário adjunto de turismo de Mato Grosso, Felipe Wellaton, afirmou durante a reunião que o Guia de Peixarias agora faz parte do compromisso da secretaria. “Estamos com a Abrasel nesse processo e é muito bom caminhar junto. O Guia é o nosso compromisso”, ressaltou.
A Abrasel acredita no poder da união e no impacto positivo que é possível gerar quando se trabalha junto. “Ver iniciativas como o Guia das Peixarias ganhando vida, conectando pessoas e valorizando comunidades tradicionais, é motivo de orgulho. Seguimos juntos nessa caminhada, somando forças para construir um setor cada vez mais forte e transformador”, finaliza Teixeira.
O enriquecedor encontro contou com a participação do Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Fernando Medeiros; o Secretário de Cultura de Cuiabá, Johnny Everson; Secretário de Turismo de Várzea Grande, Edu Sá; o Secretário Adjunto de Turismo de Mato Grosso, Gustavo Vandoni, o secretário de Cultura e Turismo de Santo Antônio de Leverger, Harielso Ricardo; e os conselheiros Fernando Quaresma, Guilherme Almeida, Renato Romani, Sônia Cassol e Marcos Silva.