O prefeito Abílio Brunini (PL) deu, durante reunião na manhã desta sexta-feira (3), um ultimato a empresa Locar Saneamento Ambiental para que retome os serviços de coleta de lixo em Cuiabá. Os serviços estão prejudicados devido à falta de repasse por parte do município.
Para tentar resolver a situação, o novo prefeito se reuniu com os representantes da Locar e prometeu regularizar os pagamentos, mas ponderou que buscará medidas mais enérgicas se os serviços não foram reestabelecidos de forma imediata.
“Ficou definido que a empresa ou retoma a coleta de serviço ou a gente vai buscar o segundo colocado no processo de licitação ou a gente vai buscar uma nova licitação para que de imediato a gente já retomar a coleta de lixo na cidade”, explicou o prefeito.
No final do ano passado, a empresa informou que a gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) deixou acumular uma dívida de mais de R$ 42,5 milhões. O último pagamento feito pela Prefeitura foi referente a parte do repasse de julho. Encontram-se abertos os débitos dos meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2024, somando R$ 16 milhões. Apesar disso, prometeu que nas próximas 30 horas os serviços serão retomados.
“Não pode sob um novo contrato, a empresa está sob novo contrato há 30 dias desse novo contrato, não pode ter essas interrupções na coleta de lixo. A empresa deixou claro que vai retomar a coleta e a gente falou olhar: ‘vai ter a regularidade de pagamento. Os pagamentos serão feitos no prazo estabelecido no contrato, com regularidade, transparência e com boa gestão”.
“Não vamos admitir que a empresa de coleta de lixo não tenha regularidade na coleta. Nós vamos fazer a nossa parte, eles têm que fazer a deles. Se isso (interrupção da coleta de lixo) voltar a acontecer aí nós vamos buscar medidas mais duras. A retomada dos trabalhos vai ser de hoje para amanhã no máximo”, prometeu.
(Olhar Direto)