O prefeito Abilio Brunini (PL) postou um vídeo nas suas redes sociais na qual mostra as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) “praticamente vazias” nesta sexta-feira (23). O mandatário ainda afirma que a situação tem sido recorrente, enquanto mostra atrás dele o funcionamento das unidades nas telas.
Ele conta ainda que tem se repetido o aumento da busca pelas unidades nas segundas-feiras, supostamente em uma procura pelo documento de atestado de afastamento médico, o que resulta em “tumulto” nas unidades.
O prefeito ainda mostra o quadro de atendimentos, no qual exemplifica que as segundas de maio registram uma alta no número de pacientes.
“Uma quantidade de casos com a única finalidade de pedir atestado. E isso acaba prejudicando as pessoas que realmente precisam do atendimento de saúde durante esses dias da semana.”, afirmou Abilio.
Apesar da demonstração do que vem ocorrendo nas unidades. Abilio afirma que não é possível generalizar os casos, pois muitas pessoas procuram as UPAs, pois necessitam do acolhimento. Além disso, o prefeito ainda reconheceu a necessidade de aprimoramento do sistema.
“Só que quando você tem praticamente 4 para 1 a proporção de pessoas que vão buscar atestado e pessoas que vão buscar atendimento, aí você tem todo um tumulto no processo de atendimento da saúde.”, concluiu.
fonte: HNT