O prefeito Abilio Brunini (PL) confirmou, em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (02), a substituição no comando da Secretaria Municipal de Educação. A atual titular da pasta, Solange Dias, será substituída, e o substituto é Amauri Fernandes. Ele recentemente deixou a Secretaria Adjunta de Educação do Estado para ocupar uma função adjunta no município e está se inteirando do andamento dos trabalhos.
Nos bastidores, já circulavam informações sobre insatisfação com a gestão de Solange Dias, que é professora e tem ampla experiência na área educacional. Entretanto, o prefeito minimizou a troca, afirmando que a mudança já estava prevista desde o início da gestão.
Segundo Brunini, Solange permanecerá na administração municipal, assumindo a coordenação da Escola do Servidor, vinculada à Secretaria de Economia. “A Solange vai assumir uma nova função, ela é especialista neste assunto e estará à frente da Escola do Servidor. Vai ajudar a organizar a Escola do Servidor, os cursos, capacitação. Todas as secretarias irão encaminhar as demandas necessárias”, explicou o prefeito.
Sobre a escolha de Amauri Fernandes, Abilio Brunini destacou a necessidade de estreitar laços com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O prefeito afirmou que solicitou diretamente ao secretário estadual de Educação, Alan Porto, que Amauri assumisse o cargo no município para fortalecer a parceria entre as redes municipal e estadual. Além disso, também tratou do assunto com o governador Mauro Mendes (União).
“Reconheço que o município perdeu muito por não ter um bom relacionamento. Perdeu não só dinheiro, mas parcerias, estratégias. O aluno do município vai para a escola do Estado sem estar devidamente capacitado. Precisamos desenvolver melhor os indicadores do município e isso é de interesse do Estado”, declarou Brunini.
A troca no comando da Secretaria de Educação ocorre dentro dos primeiros 100 dias da atual gestão. A nomeação oficial do novo secretário deve ocorrer nos próximos dias e, segundo Abilio, a escolha não foi indicação política do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), como ventilado nos bastidores.
“Ele veio pelo seu currículo, pela sua capacidade técnica, pela capacidade de ajudar Cuiabá. Amauri não é indicação do Pivetta, nem do Mauro, nem do Alan. Ele está aqui pela sua capacidade de ajudar Cuiabá a se desenvolver”, concluiu.
(Olhar Direto)