Torcida Palmeiras x Cruzeiro — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O técnico Abel Ferreira sentenciou no último domingo: a noite da próxima quinta-feira reserva “algo mágico” para o Palmeiras no Allianz Parque. A confiança demonstrada por Abel na entrevista coletiva depois do empate sem gols com o Cruzeiro chamou atenção. Para avançar à final da Conmebol Libertadores, o Verdão precisa vencer a LDU por mais de três gols de diferença, e o treinador fez parecer que isso é bem possível.

– Agora temos três dias para se preparar para uma noite mágica, peço que os torcedores não parem de cantar, que cantem que somos a equipe da virada e do amor, acredito que vai acontecer algo mágico na quinta-feira – disse.

A resposta para o otimismo do treinador português pode estar no retrospecto recente do Palmeiras atuando em sua casa. Nos últimos sete jogos, o Verdão marcou 23 gols, uma média de 3,2 gols por partida.

Para avançar à final de forma direta, o Palmeiras precisa superar até mesmo a sua ótima média de gols. O Verdão leva a decisão da vaga para as cobranças de pênalti se vencer por três gols de diferença e garante a classificação em caso de vitória por quatro ou mais gols de diferença.

Na era Abel Ferreira, o Verdão já venceu 58 jogos por três ou mais gols de diferença, sendo 37 no Allianz Parque. Na Libertadores, 42% das vitórias palmeirenses com a atual comissão técnica foram por essa diferença: 18 de 42.

Jogadores do Palmeiras conversam com Abel Ferreira em treino no Allianz Parque — Foto: Cesar Greco

Jogadores do Palmeiras conversam com Abel Ferreira em treino no Allianz Parque — Foto: Cesar Greco

Para conseguir êxito nessa dura missão, a equipe deve repetir cronogramas que deram certo nesse recorte recente. Com exceção ao duelo contra o Cruzeiro, a comissão técnica palmeirense promoveu treinos no Allianz Parque um dia antes das partidas.

Contra o time mineiro – curiosamente a única partida em que não balançou a rede nestes últimos sete jogos – o Palmeiras não pôde fazer essa atividade no local devido ao show do Guns N’ Roses no dia anterior. Diante da LDU, esse treino prévio não deve ter impeditivos.

É neste cenário que o clube se apoia para conseguir tal feito. O estádio estará lotado, e a torcida prevê uma grande festa com mosaicos e bandeiras.

– Para tudo há uma primeira vez. Se vocês perguntassem quando eu era pequeno sobre casar eu ia dizer que não ia conseguir e consegui. Pensava, será que vou ter filhos? Consegui. Será que vou ser jogador? Consegui. Se outros conseguiram eu vou conseguir, então o que eu posso dizer que o que me define e nos define não são os resultados, e sim a forma como encaramos os resultados – afirmou Abel.

– Podemos ter grandes vitórias e vamos sentar em cima disso? Não. Podemos ter derrotas e o que nos define não é isso. O que nos define é o que vamos fazer quinta. Eu acredito muito. Vocês podem escolher seu lado. Os nuvens negras eu me afasto, porque não agregam nada. Como vim de muito baixo e consegui o que tenho com muito trabalho, eu acredito e tenho fé que vamos conseguir e precisamos da alma da nossa equipe, que são nossos torcedores. Vamos fazer tudo que conseguirmos para conseguir o que poucos acreditam, mas eu acredito. (GE)

Por Maciel Jr