A plataforma do programa Mais Inglês e o programa de intercâmbio MT no Mundo, desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foram destaques na imprensa mato-grossense nesta quinta-feira (02.05). O programa Bom dia Mato Grosso, da TV Centro América, apresentou a plataforma usada na Rede Estadual para o ensino da Língua Inglesa e destacou como os recursos inclusivos e interativos impactam positivamente no aprendizado dos alunos e no trabalho dos professores.

A plataforma do programa Mais Inglês tem conteúdos interativos e personalizados. Nela, o ensino é nivelado conforme a proficiência e aprendizagem de cada aluno. O sistema ainda oferece vídeos, jogos e áudios que potencializam o estudo do inglês e deixam as aulas mais dinâmicas, todos com recursos de acessibilidade.

A reportagem destacou que a plataforma Mais Inglês chamou atenção de pesquisadores de Harvard, uma das mais renomadas faculdades dos Estados Unidos, que estão fazendo uma pesquisa sobre seu uso na Rede Estadual.

Lançada em 2022, a plataforma já recebeu investimentos de R$ 36 milhões pelo Governo de Mato Grosso. Os estudantes conseguem acessá-la pelos chromebooks disponibilizados pela Seduc às escolas estaduais.

O desempenho na plataforma Mais Inglês é um dos critérios de seleção dos estudantes para o programa de intercâmbio da Seduc, o MT No Mundo.

O programa, que está na sua segunda edição, envia 100 estudantes da Rede Estadual para um intercâmbio cultural na Inglaterra, onde, além de aprimorarem o conhecimento na Língua Inglesa, os alunos têm contato com outra cultura e ampliam sua visão de mundo. Ao todo já foram investidos mais de R$ 10,7 milhões.

A cada edição, o MT No Mundo seleciona 50 estudantes das escolas estaduais que obtiveram as melhores médias na avaliação de saída do ano letivo e outros 50 estudantes que conseguirem os melhores desempenhos na plataforma Mais Inglês. O programa também seleciona professores para a viagem.

A estudante Rafaelly Camile Pinho, destacada pela reportagem, foi uma das selecionadas para vivenciar a experiência na edição de 2024. Ela foi selecionada para o intercâmbio por meio da avaliação de saída do ano letivo e contou que usa a plataforma do programa Mais Inglês para aprimorar seu conhecimento na Língua Inglesa antes do embarque.

Assista a reportagem aqui.