Você sabia que a 1ª faculdade de odontologia do mundo foi fundada no Brasil? Pode ser por isso que temos uma das melhores odontologia restauradora e estética do mundo e também uma das mais baratas. Mas qual a diferença da odontologia brasileira para as demais?
Vamos lá! No ano de 1884, foi fundada no Rio de Janeiro a primeira faculdade de odontologia do MUNDO. Isso porque a odontologia era uma especialização da medicina. Assim, para atuar como dentista, deveria-se fazer medicina para depois escolher a especialidade da de odontologia.
Leia também:
-O álcool e a as drogas para dar o presente
-Queimada e tempo seco não são os agentes principais das doenças respiratórias
Porém, o foco continua sendo apenas nos dentes, tudo gira em torno deste pequeno órgão. O organismo é deixado de lado no Brasil e por isso a medicina fica desconectada da odontologia.
Embora a medicina também se fundamentou na filosofia matemática de Descartes que foca em um órgão e na doença e desconsidera a relação da integração e a vida do organismo, seguindo apenas no segmento e cometendo o mesmo erro da odontologia ao separar da medicina.
Vale destacar que temos nos principais países científicos como Alemanha, Canadá, USA, França, Rússia, Espanha, China, Japão, outra odontologia que integram com o organismo e que está dentro da medicina, integrada à medicina. Embora a maior parte seja ruim de mão, mas analisa o paciente como um todo. Por isso temos a Odontologia Biológica (estuda materiais e doenças que causam danos ao organismo), a Odontologia Funcional (respiração, apneia, dores e disfunções) e a Odontologia Neurofocal (memórias no Sistema Nervoso que levam a doenças), que interagem com o organismo e com a medicina, fisioterapia, fonoaudiologia.
Nos cursos que faço dessas áreas, a medicina participa junto, onde temos os colegas de classe médicos e dentistas sentados lado a lado trazendo visões distintas, porém integradas. Isso é o que falta para a odontologia brasileira e por isto os pacientes reclamam de problemas adquiridos depois que iniciou os tratamentos odontológicos, que visa apenas a troca de restaurações, a colocação de facetas de porcelana, implantes.
A boca não é apenas dentes, afinal, é por ela entra muitas doenças. Como escrevi em outro artigo, 45% dos que morrem por problemas cardíacos é causado pela boca. Dessa forma, a odontologia integrativa, que detém o conhecimento e que poderia evitar essas mortes e até mesmo os cânceres e várias outras doenças.
O Brasil é um país de contrastes, ao mesmo tempo que temos pessoas que vivem no primeiro mundo, há conterrâneos que vivem de forma primitiva. Na clínica odontológica é a mesma coisa: há clínicas que possuem a tecnologia de última geração no mundo, a odontologia digital, mas há também as que ainda estão no passado.
Porém digo que tecnologia é apenas 10%, os outros 90% é o intelectual, o conhecimento científico, o dentista saindo da caverna dos dentes e buscando o organismo como um todo. Assim ninguém segura o dentista brasileiro. Parabéns a todos os profissionais que tem a performance de artista, psicólogo, médico, engenheiro, fisioterapeuta, mas principalmente ser humano.