O famoso naufrágio do Titanic, que ocorreu em 1912, deixou cerca de 1.500 mortos. Das 2.200 pessoas que estavam a bordo, estima-se que 700 conseguiram ser salvas. Uma delas foi Mary Wilburn. A mulher viveu mais de 75 anos após o episódio, ficando conhecida como a sobrevivente mais velha do Titanic, conforme o Guinness World Records.

Mary Wilburn (originalmente, Mary Davis) nasceu na Inglaterra, em 17 de maio de 1883. Lá, ela morava com os pais e trabalhava como cozinheira em casas de famílias ricas. Aos 28 anos, Wilburn embarcou no Titanic com o objetivo de construir uma nova vida em Nova York, nos Estados Unidos.

Tendo uma passagem de segunda classe, a inglesa dividiu uma cabine no navio com Lucy Ridsdale, uma enfermeira também inglesa que sobreviveu ao naufrágio. Na noite do acidente, ambas perceberam que havia um agito fora da cabine, mas foram orientadas a ficar na cama.

Pouco depois, receberam uma ordem diferente: deveriam ir rapidamente para o convés. Mary e Lucy só tiveram tempo de colocar calçados e pegar cobertores para colocar sobre as camisolas. “Eu estava com medo. As pessoas estavam gritando e chorando”, contou Mary em entrevistas.

Com pressa, nenhuma das mulheres havia lembrado dos coletes salva-vidas. Então, Mary Wilburn retornou para a cabine e pegou os itens de segurança. Novamente no convés, a inglesa conseguiu chegar ao bote salva-vidas — antes, caiu no mar, mas foi resgatada.

Em outras entrevistas, ela compartilhou mais memórias, como ter ajudado a segurar dois bebês e ter visto William McMaster Murdoch, primeiro oficial do Titanic, cometendo suicídio. Embora seja conhecido o fato de que a banda do navio continuou tocando durante o naufrágio, Wilburn não tinha essa lembrança, pois ficou inconsciente por um período.

Mary Wilburn foi resgatada pelo navio Carpathia, cerca de duas horas depois de o Titanic colidir com o iceberg. Nos Estados Unidos, casou-se com o marinheiro John Wilburn, com quem teve um filho. Ela viveu em Nova York, na cidade de Siracuse, até os 104 anos, quando morreu.

(Redação Galileu)