A aula inaugural do curso de graduação em Licenciatura Intercultural Indígena, da Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no município de Canarana, será realizada nesta sexta-feira (30.08).

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena será o sexto da Faindi para indígenas mato-grossenses, mas o primeiro a ser ofertado totalmente em território indígena e também direcionado especificamente para o povo Xavante. A graduação tem como objetivo formar professores para atuar nas terras indígenas da etnia. O curso tem duração de quatro anos.

Atualmente, a Faindi já oferta cinco cursos de graduação por meio da pedagogia da alternância, onde parte da formação se dá em um campus da Unemat, e a outra nas aldeias indígenas.

A formação será ofertada para 60 alunos, na Aldeia Caçula na Terra Indígena Pimentel Barbosa, em Canarana.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria, e a equipe da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) participam da aula inaugural.

A oferta do curso é fruto da articulação da Unemat e Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), por meio do Parfor Equidade.

O campus universitário Deputado Estadual Renê Borbour e a Faindi são os responsáveis pela execução do curso na aldeia Caçula. A Unemat conta com a parceria das prefeituras municipais de Canarana e de Ribeirão Cascalheira, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O Parfor Equidade visa formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.

Faculdade Intecultural Indígena (Faindi)

A causa indígena faz parte da constituição histórica da Unemat. A instituição foi pioneira no atendimento às populações indígenas em cursos superiores específicos e diferenciados, ofertados desde 2001. Nesse percurso de mais de duas décadas, a formação de professores indígenas em nível de graduação já é uma prática consolidada na Unemat e se tornou referência no Brasil e na América Latina pela valorização étnica.

Desde 2020, a Unemat também oferta formação em nível de mestrado para os povos indígenas, com o Mestrado Profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural.

Além destes cursos, especificamente destinados aos povos indígenas, a Unemat conta com o sistema de cotas que reserva 5% das vagas em quaisquer cursos para alunos indígenas, desde 2016.

Serviço:

Data: 30/08/2024

Horário: 8 horasLocal: Aldeia Caçula – Território Indígena Pimental Barbosa, Canarana (MT).

Faindi Telefones: (65) 3361-6463 / (65) 99989-2245