Considerado dos opositores que cobra com embasamento técnico, o vereador Dilemário Alencar, líder do Podemos na Câmara de Cuiabá, lançou um desafio inusitado para o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), na questão do trânsito. Ele deseja que Pinheiro utilize o seu cérebro para fazer jus ao nome de semáforos inteligentes, nas máquinas que estão sendo instaladas em ruas e avenidas da Capital.

Ele ponderou que nem mesmo os temporizadores (contagem digital do tempo), obrigatório por contrato para pelo menos 50% dos semáforos, estão sendo implementados. “Tenho certeza que o senhor prefeito é um homem inteligente e irá utilizar ao menos parte do próprio cérebro para exigir que tal inteligência dos semáforos seja explorada”, citou o parlamentar.

“Há tempos venho cobrando que a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Cuiabá instale temporizadores nos semáforos. No entanto, até agora nada! Buscando que isso se torne realidade, eu e o vereador Diego Guimarães apresentamos um projeto de lei, aprovado no plenário da Câmara, para que torne obrigatório em nosso município a instalação de temporizadores em semáforos que tem radares detectores de velocidade e avanço de sinal”, citou Dilemário Alencar.

Dilemário lamentou  que o prefeito Emanuel Pinheiro não determine à Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura (Semob) o cumprimento do contrato. “O temporizador é um aparelho digital fixado junto ao semáforo que informa quantos segundos faltam para aparecer o sinal luminoso vermelho do semáforo. E não é enfeite, pois salva vida”, disparou o parlamentar do Podemos, estendendo a crítica também ao secretário Antenor Figueiredo Neto, titular da Semob.

“É necessária a instalação dos temporizadores porque os condutores de veículos e motos estão reclamando muito da falta do auxílio do temporizador, que existiam em Cuiabá, mas com a instalação dos chamados semáforos “inteligentes” pela atual gestão municipal, foram retirados”, criticou Alencar, que não entende porque semáforos novos foram substituídos.

A principal reclamação dos condutores é quanto ao tempo entre o sinal amarelo e vermelho, que é muito rápido – 4 segundos no máximo. “Com o temor de ser multado, o condutor acaba freando de forma brusca quando de repente aparece o sinal vermelho”, emendou o vereador.

“De fato, sem a existência do temporizador, os semáforos com radar têm se transformado em indústria de multas. Uma verdadeira arapuca, que tem causado acidentes, com motoristas batendo na trazeira do outro veículo e parando em cima da faixa de pedestre, trazendo prejuízos e multas injustas. Indubitavelmente, o temporizador é importante, pois contribui para a segurança dos condutores de veículos, motos e pedestres”, complementou Dilemário Alencar.

Outro lado
O secretário Antenor Figueiredo Neto, da Semob, não atendeu nem retornou às ligações da reportagem do portal de notícias Cuiabano News. Em abordagem anterior sobre o tema, Antenor Figueiredo assegurou que jamais, “em época alguma, Cuiabá esteve tão bem servida, em termos em quantidade e qualidade de sinalização semafórica”.