Nesta quarta-feira, o Flamengo enfrenta o Fluminense no Maracanã, às 20h30 (horário de Brasília). Como foi segundo colocado de seu grupo na fase de classificação, abaixo do Boavista e o Tricolor ganhou sua chave à frente do Volta Redonda, o empate pode levar o time de Laranjeiras à decisão da Taça Guanabara.
O Flamengo tem um tabu de quinze jogos sem perder do Vasco e ganhou nove dos últimos quinze clássicos contra o Botafogo. Contra o Fluminense, a dificuldade tem sido maior. Dos últimos quinze Fla-Flus, o Tricolor ganhou apenas três, mas o rubro-negro ganhou seis. São também seis empates.
Depois da reforma administrativa que transformou o Flamengo no clube mais rico do país, o Fluminense passou a ser o único rival capaz de equilibrar a disputa.
Verdade que o Vasco passou nove clássicos sem perder de seu maior rival entre 2015 e 2017, mas a série se inverteu e houve seis vitórias rubro-negras e nove empates na atual seqüência de quinze partidas.
No único Fla-Flu deste ano, os reservas do Flamengo perderam do Fluminense, desfalcado, por 1 a 0, gol de Nenê. Ano passado, o Tricolor também venceu o primeiro Fla-Flu, na semifinal da Taça Guanabara: 1 a 0, gol de Luciano, após erro de De Arrascaeta.
Jorge Jesus em partida do Flamengo — Foto: André Durão
Em 2019, houve seis encontros, com três vitórias do Fla, dois empates e um triunfo do Flu.