Freepik/Reprodução

Subiu para 12 o número de casos notificados por suspeita de contaminação por metanol em Mato Grosso segundo ‘Painel Metanol’ da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). O caso mais recente que é investigado pelo Laboratório Central (Lacen-MT) é de Flávio Roberto da Mata Pereira, de 33 anos, morador de Nova Brasilândia (202 km de Cuiabá). O paciente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal São Benedito na Capital.

O quadro clínico de Flávio é considerado gravíssimo. Conforme apurado pela reportagem, o jovem corre risco de vida. Flávio foi tranferido do interior para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) no sábado (15). Nesta segunda-feira (17), ele foi realocado no São Benedito onde iniciaram o tratamento com antídotos.

Conforme o painel da SES, o primeiro caso suspeito foi de um homem de 30 anos em Nova Mutum, em 5 de outubro. O exame toxicológico deu negativo e a suspeita de contaminação por metanol foi descartada.

A primeira confirmação foi de um paciente de Várzea Grande, em 20 de outubro. O jovem foi internado com sintomas como visão turva e confusão mental.

Ao todo, MT contabiliza 12 notificações. Deste total, quatro foram confirmados, seis descartados e dois estão sob investigação – do paciente de Nova Brasilândia e de Água Boa.

(HNT)