O zagueiro Gustavo Gómez, o lateral-esquerdo Piquerez e o auxiliar técnico João Martins serão julgados na próxima segunda-feira (24) pela 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Dessa forma, eles correm o risco de desfalcar o Palmeiras na reta final do Brasileirão.
O trio pode pegar até seis jogos de punição. Quando houver o julgamento, faltarão apenas três rodadas para o fim da competição. Os episódios ocorreram na derrota por 3 a 2 para o Flamengo, no Maracanã, no dia 19 de outubro.
Gustavo Gómez não recebeu cartão do árbitro. Porém, acabou denunciado pelas declarações dadas em entrevista após a partida diante do Rubro-Negro. Na denúncia, a procuradoria diz o seguinte:
“Gómez afirmou que Sampaio é ‘um dos mais soberbos do futebol mundial’ e sugeriu que o árbitro ‘tem alguma coisa contra o Palmeiras, com o sucesso do Palmeiras’. Além disso, o jogador mencionou que o árbitro teria ‘fechado o microfone para falar besteira para mim’.
Dessa maneira, o zagueiro foi enquadrado no artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), por assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras do Código, com pena de um a seis jogos de suspensão.
Aliás, neste mesmo artigo, o STJD denunciou o auxiliar técnico João Martins, do Palmeiras, expulso por ofensas ao árbitro.
Já Piquerez entrou no artigo 243-F, que fala sobre “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”. A punição vai de um a seis jogos. O lateral uruguaio recebeu cartão vermelho após o apito final do árbitro Wilton Pereira Sampaio, ao dizer que “você está de sacanagem, veio aqui só pra roubar a gente”. (Jogada 10)

