Foto: Divulgação

Associação participa do LIDE Brazil Conference UAE e apresenta oportunidades do agro de Mato Grosso em encontros estratégicos em Dubai e Abu Dhabi.

A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir) integrou a comitiva mato-grossense que participa da LIDE Brazil Conference United Arab Emirates, realizada entre os dias 10 e 12 de novembro, em Dubai e Abu Dhabi. Considerada a principal missão empresarial bilateral entre Brasil e Emirados Árabes Unidos, a conferência reúne autoridades, setores estratégicos e lideranças de ambos os países para impulsionar negócios, investimentos e inovação.

Representada pelo presidente Hugo Garcia, a Aprofir participou de reuniões e encontros voltados ao fortalecimento de relações comerciais e à construção de novas alianças estratégicas para o agronegócio mato-grossense. Durante as agendas, Hugo destacou o papel de Mato Grosso como maior produtor de gergelim do Brasil e apresentou o potencial dessa cadeia produtiva para atender a mercados globais em expansão.

“Mato Grosso é hoje o maior produtor de gergelim do país. Só em 2024, respondemos por 64% das exportações brasileiras, movimentando mais de R$ 1,3 bilhão e enviando o produto para 26 países, como Índia, México, Vietnã e Egito. Com a recente abertura do mercado chinês, estamos diante da oportunidade de transformar essa cultura em um dos principais pilares das exportações brasileiras de pulses”, destacou o presidente da Aprofir.

Garcia lembrou ainda que o interesse internacional é crescente. “A China consome 1,4 milhão de toneladas de gergelim por ano e importa cerca de 1 milhão de toneladas, o dobro de toda a produção do Brasil. A qualidade do nosso produto e a capacidade de expansão do estado nos colocam em posição privilegiada nesse cenário global.”

A participação da Aprofir no Emirados Árabes reforça um ciclo intenso de ações internacionais. Antes da missão no Oriente Médio, o presidente Hugo Garcia esteve na China representando a associação na CIIE (China International Import Expo), uma das maiores feiras de exportação do mundo. “Temos buscado mostrar ao mundo que Mato Grosso tem tecnologia, capacidade produtiva e regularidade para ser um fornecedor de excelência. Tanto na China quanto nos Emirados, o interesse por produtos como o gergelim e outros pulses confirma que estamos no caminho certo”, afirmou Hugo.