Um homem de 29 anos, morador de Cuiabá, foi preso na manhã desta quinta-feira (6) durante a Operação Cyber Guard, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso e do Rio Grande do Norte (RN). Ele é acusado de extorquir uma mulher, ameaçando divulgar fotos íntimas e conseguindo obter R$ 460 mil da vítima.
Além da prisão, os policiais cumprem três mandados de busca e apreensão e o bloqueio de bens no mesmo valor do prejuízo. O suspeito, que não teve o nome revelado, será encaminhado ao sistema prisional do Rio Grande do Norte, onde ficará à disposição da Justiça.
A investigação é conduzida pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) de Caicó (RN), com apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) de Mato Grosso.
Extorsão e chantagem virtual
De acordo com a Polícia Civil, a vítima, moradora de Caicó (RN), procurou a Defur em fevereiro deste ano relatando estar sendo chantageada por um homem que ameaçava divulgar conteúdos íntimos caso não recebesse dinheiro. Ao todo, ela perdeu cerca de meio milhão de reais.
O caso se enquadra no chamado “golpe do nudes”, prática criminosa em que estelionatários fingem interesse afetivo pelas vítimas nas redes sociais, trocam imagens íntimas e, em seguida, passam a extorquir dinheiro com ameaças de exposição.
(HNT)


