Reprodução TV Câmara de Cuiabá

Com a voz embargada e lágrimas nos olhos, a vereadora Katiuscia Manteli (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta terça-feira (04.11), para pedir desculpas públicas pelo gesto obsceno que protagonizou durante uma sessão na semana passada. O episódio, transmitido ao vivo pelas redes sociais da Casa, gerou ampla repercussão e críticas à postura da parlamentar.

“Infelizmente, eu tenho que reconhecer que foi um ato inadmissível para quem está no papel de parlamentar e que está sentado na Mesa Diretora. Eu não vou deixar para lá. Venho a público pedir desculpas, primeiro, para cada um dos vereadores”, declarou Katiuscia.

Ela ressaltou que assume total responsabilidade pelo erro e que não pretende justificar o gesto. “Eu sou uma pessoa que defende que a Câmara Municipal é uma unidade, mas formada por 25 CPFs. Cada um deve ser responsabilizado individualmente por suas ações. Sou responsável pelo meu ato, pela minha atitude. Peço desculpas aos nobres pares pela exposição”, afirmou.

Durante o pronunciamento, Katiuscia contou que o gesto foi espontâneo, em tom de brincadeira, e algo que “faria em uma conversa informal no bairro”, mas que não deveria ter ocorrido em um ambiente institucional como o plenário.

“Foi um ato impensado, que não condiz com a função que exerço. Katiuscia que infelizmente cometeu esse ato é a mesma que, nos últimos cinco anos, atendeu mais de 600 famílias com enxovais de maternidade e acompanhou pacientes na área da saúde. Sei que esse episódio me coloca em uma situação difícil, mas não apaga a história que construí”, pontuou.

A vereadora também reagiu aos comentários ofensivos que recebeu nas redes sociais após o caso. “Sei que há quem diga que essa atitude não me representa — e concordo. Mas não vou aceitar comentários que tentem me diminuir como cristã, mãe, esposa ou parlamentar. Ouvi coisas como: ‘é por isso que mulher deve estar em casa, lavando e cozinhando’. Isso é inaceitável”, desabafou.

Por fim, ela disse que encara o episódio como um aprendizado. “Vou fazer de tudo para ser uma cidadã melhor a cada dia”, completou.

O pedido de desculpas foi feito poucos dias após o vídeo em que Katiuscia aparece mostrando o dedo médio para o colega de partido, vereador Ilde Taques (PSB), viralizar nas redes sociais. Na ocasião, ambos riam e conversavam de forma descontraída, quando a vereadora fez o gesto, aparentemente sem perceber que estava sendo filmada pela transmissão oficial da sessão. Assim que notou a câmera, ela demonstrou surpresa e tentou disfarçar o constrangimento.

(VGN)