Com o objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, a Nexa Aripuanã, em parceria com o Sesi MT, lançou na última quarta-feira (29.10) o programa Sesi Extra Classe. A ação reforça o compromisso das instituições com o investimento social e com o fortalecimento da comunidade local.
O projeto oferece 200 vagas para filhos de colaboradores da Nexa, atendendo jovens de 6 a 18 anos. As atividades abrangem diversas áreas do conhecimento, incluindo musicalização (coral e violão), literatura e teatro, programação e maker, além de hora-atividades, proporcionando uma formação ampla, criativa e diversificada. Todas as oficinas serão presenciais, garantindo interação direta entre professores e estudantes, no bairro Cidade Alta, em Aripuanã.
O espaço onde o programa será realizado, com 337,55 m² de área construída, foi cuidadosamente planejado para abrigar o Sesi Extra Classe. O local conta com salas equipadas com tecnologia multimídia, acesso à internet de alta velocidade, mobiliário ergonômico e sistemas interativos. As aulas terão início em 3 de novembro.
Entre os materiais e equipamentos disponíveis, destacam-se instrumentos musicais como violões, material pedagógico diversificado, mesas de robótica, kits LEGO oficiais da FLL e notebooks, garantindo suporte completo às atividades. Todo o ambiente foi idealizado para ser estimulante, funcional e seguro, incentivando a aprendizagem, a criatividade e a socialização entre os participantes.

Cerimônia
O evento de inauguração contou com a apresentação de um quarteto de cordas da Orquestra Sesi, que encantou o público com um repertório variado — de músicas pop, como Mamma Mia (ABBA), a composições clássicas — emocionando os presentes.
Juscilene Pereira de Souza, moradora de Aripuanã, fez curso no Senai e trabalha há quase cinco anos na Nexa. Ela iniciou como auxiliar e hoje atua como mecânica de infraestrutura. Mãe solo de quatro filhos, comemorou com emoção a chegada do Sesi Extra Classe à cidade, especialmente porque duas de suas filhas, Olívia e Manoela, de 13 e 11 anos, já estão matriculadas no programa.
“Para mim, é importante que elas consigam estudar e construir um futuro profissional aqui mesmo na cidade. Antes, tudo precisava ser feito fora: estudar, fazer cursos, buscar oportunidades longe da família. Poder ter isso hoje em Aripuanã é muito significativo. Eu tenho muito orgulho em fazer parte da Nexa, essa empresa grande e que faz tanto pela nossa cidade e agora com essa parceria com o Sesi que vai beneficiar nossas famílias”, destacou.
Evandro Figueiredo, gerente-geral da Nexa Aripuanã, reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento local. “Enquanto o quarteto tocava, vi três crianças aqui na frente e pensei no quanto este momento já transformou a vida delas de alguma forma. É isso que buscamos com este projeto: transformar a comunidade, transformar pessoas. A Nexa veio para ficar por muito tempo, somos parte de Aripuanã. Não existe Aripuanã e Nexa — somos uma mesma família. Nosso compromisso é construir um futuro melhor do que o presente. Queremos ver esses rostinhos brilhando e, daqui a alguns anos, sendo a liderança da Nexa, de Mato Grosso e do Brasil.”
Elson Cristiano Silva, gerente de Recursos Humanos da Nexa Aripuanã, destacou que o projeto materializa um dos pilares da empresa: o desenvolvimento humano e comunitário. “A Nexa acredita na formação e no desenvolvimento das comunidades. Este é um exemplo concreto do que estamos fazendo aqui: oferecer às atuais e futuras gerações oportunidades reais de aprendizado e crescimento. Mais do que ter um empreendimento em Aripuanã, é poder contribuir para as pessoas que vivem aqui — com reforço escolar, acesso à cultura, à literatura, à musicalização e à robótica. São oportunidades que formam cidadãos melhores e impulsionam o desenvolvimento da cidade, do estado e do país. Agradeço ao Sesi e ao presidente Silvio Rangel por essa parceria que simboliza nosso compromisso com o futuro de Aripuanã.”
Para o superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, a iniciativa marca um avanço significativo para a educação no município. “O Sesi Extra Classe é uma oportunidade de ampliar o acesso de crianças e adolescentes a experiências que vão além da sala de aula tradicional. Nosso propósito é estimular talentos, despertar a criatividade e fortalecer os laços comunitários, oferecendo a cada participante a chance de se desenvolver plenamente.”
Ele ainda agradeceu à equipe pelo empenho na implantação do projeto e à Nexa pela parceria e confiança no Sistema Fiemt.“Os alunos de Aripuanã terão acesso às mesmas oficinas de robótica oferecidas nas escolas do Sesi em Cuiabá e Várzea Grande. Essa é a nossa missão: levar oportunidades de qualidade, independentemente da distância geográfica.”
Por fim, o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, ressaltou a importância da chegada do Sesi para complementar o trabalho já realizado pelo Senai no município.“O Sistema Fiemt já está presente em Aripuanã, formando profissionais e impulsionando o desenvolvimento econômico. Agora, com o Sesi, ampliamos nossa atuação para atender também as famílias. O desenvolvimento econômico vem com o desenvolvimento das pessoas — e é isso que estamos construindo juntos aqui.”
(Texto: Ana Rosa Fagundes e Viviane Saggin)


