Foto: Câmara dos Deputados
A extrema direita tem cometido erros que estão entregando de bandeja a vitória das eleições de 2026 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A avaliação é do deputado federal Juarez Costa (MDB), que acompanhou de perto a tramitação da PEC da Blindagem e classificou a proposta como um dos maiores equívocos da oposição. Segundo ele, a medida acabou fortalecendo a popularidade do petista.

“Acho que a direita, principalmente a extrema direita, errou muito e está sendo o maior cabo eleitoral do Lula […]. Essa PEC da blindagem foi um erro grotesco, uma vergonha. Tanto é que o Senado matou na comissão, não foi nem para o plenário. Então, são erros que fortalecem o adversário e precisam ser corrigidos. E está faltando pouco tempo, se você continuar errando vai ser pior”, avaliou Juarez.

O deputado, no entanto, não acredita que Lula tenha força suficiente para vencer logo no primeiro turno, como apontam alguns analistas políticos. Ainda assim, ele não descarta a possibilidade. “Se for uma disputa polarizada, um candidato contra o outro, pode acontecer. Agora, se forem vários candidatos, o cenário já muda”, considerou.

Juarez afirmou que apostava no governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como um bom representante da direita capaz de tirar a vitória das mãos de Lula, mas com o aparente recuo do republicano, o deputado disse que sua nova aposta é o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD).

Em sua avaliação, o único ponto fraco da possível candidatura do filho do apresentador Ratinho é o fato de ele ainda não ser amplamente conhecido em outras regiões do país. Mas o sucesso dependeria da escolha de um bom vice e de uma construção eleitoral bem feita.

Veja o vídeo:
Leiagora