Festa de Pedro com De Arrascaeta, no primeiro gol do Flamento, no Maracanã. (Fotos: Gilvan de Souza / C. R. Flamengo)

O Flamengo foi letal e venceu o Palmeiras por 3 a 2, no Maracanã, na tarde de hoje, em partida tensa desde o 1º minuto, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo, que foi uma espécie de “final antecipada” da competição, aqueceu de vez a briga pelo título nacional.

Os gols da vitória rubro-negra foram marcados por De Arrascaeta, Jorginho e Pedro, ainda no primeiro tempo. O Verdão marcou com Vitor Roque e Gustavo Gómez. O zagueiro diminuiu o placar nos acréscimos da segunda etapa.

Com a vitória, o Fla igualou os 61 pontos do Palmeiras, mas continua na vice-liderança do Brasileirão. A equipe alviverde permanece na ponta por ter uma vitória a mais no critério de desempate.

A partida foi marcada por desentendimentos entre jogadores e revolta contra a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio. O ápice dos protestos ocorreu com a marcação do pênalti para o Flamengo, na etapa inicial.

Em 90 minutos, o Flamengo finalizou apenas quatro vezes contra a meta do Palmeiras, sendo três no alvo e balançando a rede. O clássico contra o time alviverde foi uma amostra da letalidade do atual ataque flamenguista, que ultrapassou a marca de 110 gols em 2025.

O Flamengo volta a campo na quarta-feira, pela Libertadores, contra o Racing, também no Maracanã. O Palmeiras tem a LDU na quinta-feira pela mesma competição, em Quito, no Equador.

Tensão e revolta com arbitragem 

A partida no Maracanã começou com os ânimos exaltados e forte pressão sobre a arbitragem. Logo nos primeiros minutos, houve intensa reclamação dos jogadores do Palmeiras após o lance em que o chileno Erick Pulgar teria pisado na canela de Maurício. O desentendimento evoluiu para empurrões entre atletas das duas equipes.

O árbitro Wilton Pereira Sampaio optou por distribuir cartões amarelos para Maurício e Pulgar, tentando controlar a situação, mas a revolta dos palmeirenses com as decisões iniciais da arbitragem seguiu durante toda a partida.

Na sua primeira grande escapada, o Flamengo viu Arrascaeta sair cara a cara com o estreante Carlos Miguel e não teve dificuldades para deslocar o goleiro e abrir o placar no Maracanã. Minutos depois, o Palmeiras empatou a partida após cabeçada de Endrick, em lance muito contestado pelo Rubro-Negro, que estava com um jogador a menos devido à saída de Léo Ortiz, lesionado.

Torcida do Mengo faz a festa pela vitória, no primeiro gol do Flamento, no Maracanã.   (Fotos: Gilvan de Souza / C. R. Flamengo)

Wilton Pereira Sampaio optou por não autorizar a substituição durante o lance, enquanto a equipe médica do Flamengo demorou a sinalizar a Filipe Luís que o zagueiro precisaria deixar o gramado de forma definitiva.

Em erro do zagueiro Bruno Fuchs, o Flamengo conquistou uma penalidade com Pedro já nos minutos finais da primeira etapa. Jorginho, com categoria, voltou a colocar os cariocas em vantagem. Três minutos depois, Aníbal perdeu a bola na intermediária defensiva para o centroavante, que arrancou com liberdade e ampliou o marcador.

Com dois gols de vantagem, o Flamengo voltou para a segunda etapa controlando o ritmo da partida, ao mesmo tempo que levava perigo nos contra-ataques. Dois dos melhores treinadores do país, Filipe Luís e Abel Ferreira recorreram ao banco de reservas para tentar mudar o cenário.

O técnico alviverde lançou sua equipe ao ataque, enquanto o Rubro-Negro buscava maior equilíbrio em campo. Entre mudanças e troca de ataques, o placar permaneceu inalterado até os acréscimos, quando o capitão Gustavo Gómez marcou para o Palmeiras.

Na sequência, Wilton Pereira Sampaio encerrou a partida, gerando protestos do lado palmeirense. O lateral Piquerez e o auxiliar João Martins foram expulsos por reclamação.

Com dois gols de vantagem, o Flamengo voltou para a segunda etapa controlando o ritmo da partida, fazendo a festa da Nação Rubronegra.     (Fotos: Gilvan de Souza / C. R. Flamengo)

Reencontro de Andreas Pereira com o Maracanã

Em seu retorno ao Maracanã, agora com a camisa do Palmeiras, Andreas Pereira teve atuação apagada e viu o Flamengo aproveitar falhas individuais para encaminhar a vitória ainda na primeira etapa.

Em todas as oportunidades em que teve a bola nos pés, o camisa 8 alviverde foi amplamente vaiado pelo público presente no estáddio, que parece não ter perdoado o erro do meia na final da Libertadores entre as equipes.

Já nos minutos finais em campo, Andreas Pereira teve a chance de diminuir o placar em cobrança de falta. Mas, ironicamente, escorregou na batida, e a bola passou longe do gol defendido por Rossi. Posteriormente, saiu para a entrada de Raphael Veiga.

Domínio sobre o Palmeiras no Maracanã

Com a vitória por 3 a 2, o Flamengo manteve o domínio sobre o Palmeiras em confrontos no Maracanã. A última derrota rubro-negra no estádio aconteceu em 2015, em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Na ocasião, o Verdão venceu por 2 a 1, com gols de Dudu e Vitor Hugo. Desde então, são oito jogos sem vitórias do time paulista no estádio.

O que vem por aí?

O Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira (22), quando recebe o Racing, no Maracanã. Um dia depois, o Palmeiras visita a LDU, no Equador. Ambos os duelos são válidos pelo jogo de ida das semifinais da Copa Libertadores.

 FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 3 X 2 PALMEIRAS
CAMPEONATO BRASILEIRO – 29ª RODADA

🗓️ Data e horário: domingo, 19 de setembro, às 16h (de Brasília);
📍 Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ);
🥅 Gols: Arrascaeta, Pedro e Jorginho (FLA); Vitor Roque e Gustavo Gómez (PAL);
🟨 Cartões amarelos: Alex Sandro e Erick Pulgar (FLA); Gustavo Gómez e Mauricio (PAL)
🔴 Cartões vermelhos: Piquerez e João Martins (PAL);
🟨 Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO);
🚩 Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR);
🏁 VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO).

FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís)
Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar (Saúl), Jorginho e Arrascaeta (Plata); Samu Lino (Carrascal), Luiz Arújo e Pedro.

PALMEIRAS (Técnico: Abel Ferreira)
Carlos Miguel; Khellven (Facundo Torres), Bruno Fuchs, Gustavo Gómez e Piquerez; Aníbal Moreno (Emi Martínez), Andreas Pereira (Veiga) e Mauricio (Allan); Felipe Anderson (Sosa), Flaco López e Vitor Roque.

Giorgian De Arrascaeta foi decisivo para a vitória do Mengão sobre o Palmeiras, no Maracanã.    (Fotos: Gilvan de Souza / C. R. Flamengo)