O governo de Mato Grosso está construindo uma ponte histórica sobre o Rio Juruena, na MT-208, ligando os municípios de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes. Com 1.360 metros de extensão, a obra será a maior ponte do estado e uma das maiores do país.
Para se ter uma ideia do tamanho da estrutura, ela ultrapassa a altura do Burj Khalifa, considerado o prédio mais alto do mundo, se deitado, e seria maior do que quatro navios do Titanic enfileirados.
Atualmente, a travessia da região é feita por balsa, o que pode levar duas a três horas ou mais, com alto custo e dificuldades, especialmente à noite. A nova ponte vai encurtar distâncias, facilitar o acesso, gerar empregos e promover desenvolvimento na região noroeste de Mato Grosso, historicamente esquecida.
O governador Mauro Mendes destacou a importância da obra:
“Essa ponte vai transformar a vida de quem mora nessa região. Vai gerar qualidade de vida, facilitar o transporte de pessoas e mercadorias, conectar vidas e trazer muito progresso para o noroeste de Mato Grosso. É um projeto que demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento do estado e com a população local.”
O projeto é considerado estratégico para melhorar a qualidade de vida da população, impulsionar o progresso regional e gerar orgulho para todos os mato-grossenses.
A construção está em fase inicial, com previsão de ser finalizada em 2026. Junto com a ponte, será asfaltado um trecho de 59 quilômetros para ligar o município de Cotriguaçu, ao distrito de Japuranã, em Nova Bandeirantes. Outras três pontes, com 50, 30 e 15 metros de comprimento, fazem parte do projeto. O investimento do Estado é de R$ 252,8 milhões.
(Folha do Estado)