O Brasil perdeu de virada para o Japão na manhã desta terça-feira, em amistoso disputado em Tóquio. Depois de um primeiro tempo de imposição e no qual abriu dois gols de vantagem, a Seleção viu os donos da casa crescerem e vencerem por 3 a 2, em um espaço de apenas 25 minutos. Paulo Henrique e Gabriel Martinelli anotaram os gols do time de Carlo Ancelotti. Minamino, Nakamura e Ueda balançaram as redes para os japoneses.
Primeira vez
Foi a primeira derrota do Brasil para a seleção japonesa na história. Também, de maneira inédita, a equipe verde-amarela saiu derrotada em uma partida oficial após abrir dois gols de vantagem.
Preocupação na defesa?
Também foi a primeira vez que a defesa da Seleção sofreu mais de um gol sob o comando de Carlo Ancelotti. Em seis jogos, o Brasil tinha apenas sido vazado uma vez, na derrota por 1 a 0 para a Bolívia, na rodada final das Eliminatórias.
Primeiro tempo de manual
O Brasil demorou a engrenar e dominar o primeiro tempo da partida contra o Japão. Com uma formação bem modificada na comparação com a goleada sobre a Coreia e diante de um adversário melhor tecnicamente, a equipe de Carlo Ancelotti sofreu diante de um rival bem fechado e disposto a apostar nos contra-ataques. Tanto que a primeira grande chance foi do Japão aos 21 minutos com Ueda, que desviou chute de Minamino e viu a bola passar rente à trave direita de Hugo Souza.
A partir do susto, o Brasil se acertou e abriu o placar com uma jogada bem trabalhada. Aos 25 minutos, Bruno Guimarães tabelou com Lucas Paquetá e deu passe de primeira para Paulo Henrique, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro. O mesmo Paquetá, aos 31, com uma “cavadinha”, achou Gabriel Martinelli na área para fazer 2 a 0.
Pesadelo no segundo tempo
A imposição da primeira etapa sumiu assim que o árbitro apitou o começo do segundo tempo. Os testes prosseguiram, e o Brasil perdeu a identidade demonstrada. Melhor para o Japão, que cresceu e obteve uma improvável virada diante de mais de 44 mil torcedores. Tudo começou a partir do erro de Fabrício Bruno, que cedeu a bola de graça para Minamino dentro da área, aos 6min, diminuir.
O gol animou o time da casa, que adiantou a marcação e passou a ter mais a bola. O Brasil, por outro lado, perdeu o meio-campo, principalmente com a saída de Bruno Guimarães, e foi envolvido. O empate veio aos 16min com Nakamura; a bola ainda desviou em Fabrício Bruno antes de entrar no gol. A vitória japonesa foi confirmada aos 25 com Ueda, após ganhar de Beraldo no alto e superar Hugo Souza.
Próximos compromissos
Ancelotti ainda terá mais uma janela de testes neste ano. O Brasil volta a campo em novembro para mais dois amistosos, provavelmente contra Senegal e Tunísia. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda irá confirmar a data e os adversários oficialmente. (GE)
JAPÃO 3×2 BRASIL
Amistoso Internacional
Data-Hora: 14/10/2025
Local: Ajinomoto Stadium, Tóquio (JAP)
Público: 44.920
Gols: Paulo Henrique, 25′ 1ºT (0-1); Martinelli, 31’/1ºT (0-2); Minamino, 7’/2ºT (1-2); Nakamura, 17’/2ºT (2-2); Ueda, 26′ 2ºT (3-2)
JAPÃO: Zion Suzuki; Tanigushi, Watanabe e Junnosuke Suzuki; Doan, Sano, Kamada (Ogawa, 39’/2ºT), Kubo (Ito, 8’/2ºT), Minamino (Tanaka, 28’/2ºT) e Nakamura (Mochizuki, 39’/2ºT); Ueda (Soma, 28’/2ºT). Técnico: Hajime Moriyasu
BRASIL: Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto (CaioHenrique, 29’/2ºT); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton, 11’/2ºT) e Lucas Paquetá (Richarlison, 29’/2ºT); Luiz Henrique (Estêvão, 29’/2ºT), Vini Jr (Matheus Cunha, 11’/2ºT) e Gabriel Martinelli (Rodrygo, 11’/2ºT). Técnico: Carlo Ancelotti
Árbitro: Jong Hyeok Kim (KOR)
Assistentes: Kyunyong Park (KOR) e Jongpil Jang (KOR)
Cartões amarelos: Doan (JAP); Estêvão (BRA)