Cuiabá está escrevendo uma história de sacrifícios, lutas e vitórias. Nessa odisseia em busca de seu redentor porvir, contou, acima de tudo, com a têmpera inquebrantável e perseverante do seu povo e de muitos brasileiros que se uniram no enfrentamento hercúleo de desafios que pareciam intransponíveis.

Cuiabá venceu o isolacionismo em que se encontrava, nestes rincões distantes, penitenciando-se em abandono e esquecimento cruel e sem precedentes.

O heroísmo daqueles que empreenderam lutas indômitas e escreveram páginas indeléveis de destemor e idealismo, consolidando a nacionalidade brasileira nesta distante porção de terra do nosso território, ao mesmo tempo em que perenizaram Cuiabá como eterna Capital de Mato Grosso, merece a mais apoteótica e calorosa homenagem, fazendo com que seus singulares feitos fiquem cravados em preito de reconhecimento e gratidão nas páginas da nossa história.

Leia Também:

– Tributo a uma dama das letras

– Instituto Memória do Poder Legislativo 

– Doutor Haroldo Arruda: Exemplo admirável

– Jardim Alencastro…

– Cuiabá – você nasceu pequenina

– Varanda Pantaneira

– Bodas de Diamante: Vanda e Agripino

– Agripino Bonilha: “figuara humana além do seu tempo”

– Um líder, um exemplo…

– Cuiabá… Ouça declamação do professor Tecocles Maciel

– Jorcy José: O mago da noite cuiabana

– Joseph Maluf

– Cadeiras na calçada

– Grande Hotel

– Apetitosa merenda

Agradável ambiência lusitana’’

– “Tardio alesta”

– Mensagem a Cuiabá

– Linda flor lusitana

– Mensagem à Cuiabá; ouça a declamação

Manoel Antônio Rodrigues Palma foi prefeito de Cuiabá de  1975 até 1979, deputado estadual e deputado federal Constituinte (1987-1991). (Fotos: Gilberto Leite / ALMT)

No entanto, mesmo consolidada como grande metrópole, Cuiabá continuou a contar com uma plêiade de valorosas figuras humanas que sucederam em lutas, desprendimento e idealismo aqueles heróis do passado, acalentando sonhos de fazê-la trilhar nas sendas do progresso e de um grandioso futuro.

Muitos foram os gestores públicos que, chefiando a administração municipal durante esses longos anos, prestaram relevantes serviços a esta terra, dentre os quais vem à nossa lembrança a figura do Doutor Rodrigues Palma, a quem somos ligados por fortes laços de amizade e cuja administração fez a todos se orgulharem e ora enseja esta justa e despretensiosa homenagem.Na administração Palma, Cuiabá se transformou em um grande canteiro de obras: praças foram reformadas, outras foram construídas em todas as regiões da cidade, centros comunitários e esportivos foram implantados, creches foram criadas, ruas foram pavimentadas e recapeadas.

Enfim, benefícios foram alocados em uma urbanização sem precedentes, acarretando melhorias significativas em todos os bairros, especialmente nos mais distantes, em uma gestão proficiente que todos aplaudiam. Nesta oportunidade, devemos registrar ainda a implantação da importante Avenida Beira Rio, que urbanizou e revitalizou uma das regiões já há muito tempo esquecidas de Cuiabá.

Agora, na verdade, o que fez Doutor Rodrigues Palma granjear ainda mais admiração popular e coroar o seu governo como exemplar e exitoso foi o seu jeito simples, descontraído e alegre com que conduziu a administração pública municipal. Na sua gestão, não houve espaço para protocolos inúteis, vaidades sem sentido ou as mazelas do poder e da pompa. Na condição de prefeito e genro do governador, era o mesmo Rodrigues Palma, ou melhor, o Titito, que espalhava alegria, otimismo e esperanças seguras de melhores dias para Cuiabá. Devemos ainda destacar que o prefeito Rodrigues Palma deu mais atenção ao povo cuiabano, procurando escutar seus anseios e reclames, do que muitos daqueles que cumpriram mandato por força da escolha popular.

Exerceu a sua função de alcaide com muito zelo, dignidade e responsabilidade com a coisa pública, infundindo imensurável orgulho em todos os cuiabanos.

Na sua administração, o Paço Municipal tinha as portas escancaradas, assemelhando-se ao seu próprio coração, sempre aberto para descortinar, em manifestações singulares, magnânima generosidade diante dos anseios e aflições
populares.

A profícua gestão administrativa que desenvolveu em Cuiabá o credenciou amplamente para ingressar em definitivo na carreira política, fazendo com que amealhasse sempre vitórias expressivas por sucessivos mandatos, tanto como Deputado Estadual quanto Federal. Na qualidade de parlamentar, exerceu os mandatos empunhando sempre a bandeira da defesa intransigente dos interesses da coletividade e, com muita ética e dignidade, trabalhou incansavelmente na busca de benefícios para Mato Grosso.

O Doutor Rodrigues Palma contou sempre, para ainda mais abrilhantar a sua carreira política, com a presença de sua dedicada esposa Maria Alice e de sua querida e aguerrida sogra Maria Ligia, uma das maiores expressões políticas e sociais de nossa terra, bem como com a orientação experiente e segura de seu saudoso sogro Dr. Garcia Neto, um dos maiores líderes políticos de Mato Grosso.

O presente registro e preito de gratidão, que ora delineamos nestas despretensiosas linhas ao Dr. Rodrigues Palma, fazemos atendendo aos infrenes impulsos do fundo do nosso coração, ao mesmo tempo em que nutrimos, como tantos cuiabanos e mato-grossenses, orgulho pelo trabalho que ele devotadamente desenvolveu em favor da nossa terra.

Hoje, o Doutor Rodrigues Palma colhe na peanha dos grandes valores e virtudes humanas o laurel majestático do dever cumprido, advindo de sua própria consciência certa de que tudo fez para honrar o seu nome familiar e as nobres delegações concedidas pelo povo.

*TEOCLES MACIEL é  advogado, professor, escritor, compositor, ex-prefeito de Barão de Melgaço e foi deputado estadual  na Assembléia Constituinte de Mato Grosso (1988-89).

CONTATO:                                                   www.facebook.com/profile.php?id=100089698066590

Teocles Maciel é professor, advogado, poeta, escritor, compositor, ex-prefeito de Barão de Melgaço.       (Fotos: Álbum de Família)