Assessoria/Sedec

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) deram início ao projeto ABC+ em Ação. A iniciativa, que prevê investimento de R$ 1,57 milhão para a execução das atividades, busca disseminar informações técnicas e capacitar produtores e profissionais do setor, com foco no fortalecimento da produção agropecuária sustentável.

O programa integra o Plano ABC+, política pública nacional que visa reduzir a emissão de gases do efeito estufa no setor agrícola, incluindo palestras, dias de campo, produção de material visual em propriedades que já adotam tecnologias sustentáveis e eventos educativos voltados à valorização de boas práticas.

Os encontros levarão informações ao produtor rural, com especialistas e doutores referência apresentando tecnologias sustentáveis que aumentam a produtividade e a rentabilidade, além de orientações sobre linhas de crédito disponíveis para impulsionar a produção. A participação é gratuita, para participar basta se inscrever por meio do link: https://linktr.ee/abcmaismt

Segundo a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico em exercício, Linacis Silva Vogel Lisboa, a ação é uma continuidade de uma experiência realizada no ano passado em 10 municípios. Diante dos resultados positivos, a Sedec decidiu ampliar a iniciativa em 2025, levando a programação para quase o dobro de localidades e reforçando o compromisso do Estado com as práticas sustentáveis, que trazem ganhos diretos à produção.

“Colocar este projeto em prática é reforçar que produção sustentável vale a pena para o produtor, porque envolve o uso de bioinsumos, a ampliação do ILPF, o fortalecimento do plantio direto e diversas práticas que contribuem para a produtividade e para o avanço da nossa agropecuária”, afirmou.

Dois encontros já foram realizados: o primeiro em Sinop, no dia 28 de agosto e o segundo em Campo Novo do Parecis, no dia 30 de agosto (Confira o cronograma completo ao fim do texto).

Bruno Bendô, assessor da secretaria adjunta de Agronegócio, Energia e Crédito da Sedec, participará de todos os encontros com uma apresentação sobre vantagens e tecnologias propagadas pelo Plano ABC+. Durante sua fala no primeiro evento do programa, em Sinop, destacou a importância do ABC+ para o futuro da agropecuária, reforçando que a iniciativa não se limita à redução de emissões, mas também à construção de sistemas produtivos mais fortes e sustentáveis.

“O plano ABC é um plano setorial que visa a baixa emissão de carbono e também a adaptabilidade do sistema produtivo. Os sistemas produtivos do ABC+ tendem a tornar a sua produção mais resiliente, mais adaptativa a mudanças climáticas e, consequentemente, mais produtivo e sustentável”, ressaltou.

Cronograma Completo
  • Rio Branco (4.9) – Local do Evento: Quadra da Igreja Católica; Horário de início: 15h
  • Porto Estrela (5.9) – Local do Evento: Sindicato Rural Porto Estrela; Horário de início: 14h
  • Santa Cruz do Xingu (10.9) – Local do Evento: Sindicato Rural Porto Estrela; Horário de início: 15h
  • Confresa (11.9) – Local do Evento: Tatersal do Parque de Exposições; Horário de início: 15h
  • Ribeirão Cascalheira (12.9) – Local do Evento: Sindicato Rural de Ribeirão Cascalheira; Horário de início: 15h
  • Agrárias Day – Reunião das Agrárias: Era do Carbono (16.9) – Local do Evento: UFMT
  • Alto Taquari (19.9) – Local do Evento: Sindicato Rural de Alto Taquari; Horário de Início: 15h
  • Aripuanã (29.9) – Local do Evento: Sindicato Rural de Aripuanã; Horário de Início: 15h
  • Juruena (30.9) – Local do Evento: Sindicato Rural de Juruena; Horário de Início: 15h
  • Nova Bandeirantes (2.10) – Local do Evento: Sindicato Rural de Nova Bandeirantes; Horário de Início: 15h
  • Carlinda (3.10) – Local do Evento: Sindicato Rural de Carlinda; Horário de Início: 15h
  • Jaciara (9.10) – Local do Evento: Sindicato Rural de Jaciara; Horário de Início: 15h
  • Alto Paraguai (10.10) – Local do Evento: Ginásio de Esportes de Alto Paraguai; Horário de Início: 15h
  • Poconé (17.10) – Local do Evento: Dia de Campo; Horário de Início: 07h
  • Encerramento em Cuiabá (23.10) – Local do Evento: Sindicato Rural de Cuiabá – Parque de Exposições Jonas Pinheiro; Horário de Início: 17h30