Fotos: Assessoria

A vereadora Sarah Botelho (PSD) de Tangará da Serra foi recebida, nesta quinta-feira (10), pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Durante o encontro, foram discutidas as principais demandas do município, com destaque para a saúde mental, a valorização dos servidores públicos e o fortalecimento de políticas públicas de proteção às mulheres. O encontro teve a presença de representantes da Federação de Servidores Públicos Municipais de Mato Grosso (FESSP-MT) e do Sindicato dos Servidores do município.

Em seu primeiro mandato na Câmara Municipal, a parlamentar compartilhou um pouco da sua trajetória como servidora pública efetiva do município durante a reunião. Como defensora da valorização do funcionalismo, ela destacou que uma de suas principais bandeiras é justamente a luta por melhores condições de trabalho, reposição salarial e valorização da categoria dos servidores públicos.

Sarah também apresentou pautas voltadas à proteção e direitos das mulheres, como o enfrentamento à violência doméstica, o suporte à saúde mental e o combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Atualmente, a parlamentar integra a Procuradoria Especial da Mulher de Tangará da Serra, que é um órgão independente e integra as ações da Casa Legislativa.

Entre os principais desafios enfrentados por Tangará da Serra, a vereadora ressaltou a urgência na contratação de pelo menos dois profissionais da psicologia para atender a população que necessita de acompanhamento terapêutico. Segundo ela, o município conta com um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), mas a estrutura é limitada e insuficiente para atender à grande demanda existente na cidade.

Wilson Santos, que esteve recentemente ao lado do ministro da Agricultura e Pecuária e senador licenciado Carlos Fávaro (PSD), durante o lançamento do Novo PAC Seleções – Saúde, destacou que dos 142 municípios de Mato Grosso, 136 foram selecionados para receber recursos na área da saúde. No caso de Tangará da Serra foi contemplada com uma ambulância dentro do pacote de investimentos.

Ele esclareceu informações sobre o Novo PAC e se colocou à disposição para articular, junto ao senador Fávaro, recursos que permitam a ampliação da estrutura de saúde no município, incluindo a construção de uma nova unidade do CAPS, além da aquisição de mobiliários e equipamentos, como, também, a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) – sendo uma das demandas apresentadas pela vereadora que apontou a necessidade de duas novas sedes, já que apenas 33% da população de Tangará consegue ser atendida.

Em relação a saúde mental que é uma das necessidades do município, Wilson Santos destacou que, no âmbito da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Carlos Avallone (PSB) coordena uma Câmara Temática Setorial (CTS) dedicada à saúde mental e tem atuado na mediação junto ao Governo do Estado para a ampliação do financiamento nessa área. “Já foi sinalizado um recurso de R$ 100 milhões destinados à saúde mental, o que pode representar uma oportunidade concreta para contemplar municípios como Tangará da Serra com novos investimentos”, comentou o deputado.

Ao final da reunião, Wilson Santos afirmou que todas as demandas apresentadas serão avaliadas com atenção e que a vereadora poderá contar com a parceria, em que fará as devidas articulações com as autoridades estaduais e federais e fazer os encaminhamentos necessários e se comprometeu a visitar Tangará da Serra, na próxima semana, para acompanhar de perto as necessidades locais.