Emanuelzinho com ministro da Saúde Alexandre Padilha - Reprodução/ Rdnews

O deputado federal Emanuelzinho (MDB) solicitou que o Governo Federal assuma a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que deve ser desativada pelo Governo de Mato Grosso após a inauguração do Hospital Central. O ofício foi entregue ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT-SP), em reunião realizada nesta quinta-feira (10).

No ofício, Emanuelzinho lembra que a instituição tem 200 anos de funcionamento e é referência no atendimento de média e alta complexidade pelo SUS. Além disso, destaca o atendimento pediátrico, especialmente no tratamento de câncer e hemodiálise.

Emanuelzinho lembra que o governo estadual assumiu a gestão da Santa Casa de Misericórdia em 2019, devido a problemas financeiros e de ordem trabalhista. Segundo ele, a má gestão resultou na ameaça de fechamento, que classifica como “deboche”.

“Caro Ministro, doeu fundo na alma da nossa gente, causando perplexidade e comoção social, quando recentemente sem nenhuma sensibilidade humana, histórica e social o governador Mauro Mendes anunciou o fechamento da instituição devido ao anúncio da possível entrega em breve do Hospital Central que tem outras características e perfil de atendimento. Não vamos admitir esse deboche, desrespeito com a história do nosso Estado tamanho retrocesso na assistência à saúde aos mais pobres. Com todo respeito, a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá é nossa! Pertence ao povo cuiabano e mato-grossense e não vai ser a decisão unilateral de um governador insensível, desumano e desastroso na condução da saúde pública estadual que vai definir o caso dessa instituição”, diz trecho do ofício.

O documento solicita que o Ministério da Saúde inicie imediatamente estudo sobre a viabilidade de assumir a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Afirma ainda que a reivindicação receberá o apoio do presidente da República Lula (PT).

“Mediante o exposto rogamos ao ilustre Ministro que, usando a força da sua caneta e a sensibilidade do seu coração, determine de FORMA IMEDIATA que o Ministério da Saúde realize estudo de viabilidade técnica, no sentido do governo federal assumir a gestão da tradicional Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Confiamos que esse clamor da nossa gente encontrará eco junto ao nosso Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, que sempre priorizou os mais carentes ao longo da sua extraordinária trajetória de vida, bem como junto à Vossa Excelência, verdadeiro timoneiro da saúde pública nacional”, conclui.

(Rdnews)