Pesquisa Datafolha realizada na terça, dia 10, e quarta-feira, dia 11, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na frente na disputa pelo Planalto em 2026, quando testado em cenários de primeiro turno. Lula marca entre 36% e 38% das intenções de voto em cinco dos seis cenários avaliados, mantendo-se isolado como principal nome da esquerda, apesar de sua aprovação pessoal ter caído para 28% de “ótimo” ou “bom”.

A força do petista nesse estágio se explica, segundo o instituto, pela fragmentação dos adversários à direita. Entre possíveis concorrentes, destacam-se governadores como Ratinho Jr. (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), todos pontuando bem abaixo, entre 5% e 7%.

Quando testados nomes ligados diretamente a Jair Bolsonaro (PL), mesmo inelegível até 2030, o cenário aponta que o ex-presidente ainda exerce forte influência. O Datafolha incluiu na disputa o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e membros da família Bolsonaro.

Com Tarcísio, Lula venceria por 37% a 21%. Já contra Michelle Bolsonaro, a vantagem do petista é de 37% a 26%. Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aparecem com 20% cada, contra 38% e 37% de Lula, respectivamente.

Na única hipótese sem Lula na disputa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), aparece como opção petista, mas perde força: fica com 23% contra 37% de Jair Bolsonaro. (Terra)