O CRB fez história no Estádio Rei Pelé. No retorno de Neymar, o time de Maceió conseguiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil e eliminou o Santos nos pênaltis, depois de um empate em 0 a 0 no tempo normal. Após um primeiro tempo equilibrado, os goleiros das duas equipes se destacaram com defesas incríveis na segunda etapa.
Na disputa de pênaltis, Matheus Albino se tornou o herói da classificação ao defender a batida de Zé Ivaldo. O CRB avançou para a próxima fase da competição e chegou à sexta partida sem perder. O Santos, por sua vez, amargou a sétima partida consecutiva sem ganhar.
Neymar voltou a entrar em campo 36 dias depois da última partida, que havia sido contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, em 16 de abril. Ele se recuperou da segunda lesão muscular desde que chegou ao Santos. Ele entrou aos 20 minutos do segundo tempo e incendiou a partida, criando oportunidades em sequência para o Santos. Mas nem na criação, nem na finalização, o craque conseguiu fazer com que o Peixe movimentasse o placar.
— Eu sei que, comigo dentro de campo, as coisas são diferentes. Você viu que, em 20 e 25 minutos, eu posso fazer a diferença. Eu sei que posso ajudar meus companheiros. Primeiro jogo que eu voltei depois de um longo tempo. Mas também não pode depender só de mim. Todo mundo sabe da situação em que a gente está, e a gente precisa de todos os jogadores para sair desta situação — declarou o camisa 10 em entrevista na saída do gramado.

Neymar converte pênalti contra o CRB e comemora com Gabriel Brazão (Foto: Ailton Cruz)
Matheus Albino entrou para a galeria de ídolos do CRB em uma noite inspirada. Em um segundo tempo em que o Santos criou mais chances de gols a partir da entrada de Neymar, o goleiro fez sete defesas e parou as grandes chances do Santos, garantindo o empate em 0 a 0. Gabriel Brazão também salvou o Peixe em bons lances criados pelo CRB. Nos pênaltis, porém, Matheus Albino fez a diferença. Nas cobranças alternadas, Weverton converteu para o CRB e Matheus Albino defendeu a cobrança de Zé Ivaldo, sendo ovacionado pela torcida alagoana no Estádio Rei Pelé.

Matheus Albino defende pênalti de Zé Ivaldo e classifica o CRB na Copa do Brasil (Foto: Ailton Cruz)
Primeiro tempo
Foi uma primeira etapa equilibrada. O Santos começou melhor, com mais posse de bola e dominando as ações ofensivas, chegando a colocar todos os jogadores no campo de ataque. Mas o CRB, a partir da metade do primeiro tempo, passou a chegar com perigo. O time alagoano teve duas chances claras de gol e obrigou o goleiro Gabriel Brazão a fazer ótimas defesas. O Peixe, que vinha pecando no último terço do campo nas partidas anteriores, conseguiu nove finalizações, sendo duas na direção do gol. Já o CRB teve três finalizações, das quais duas no gol.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Santos passou a criar mais chances de gol, especialmente a partir da entrada de Neymar, aos 20 minutos. Em cerca de dois minutos, o camisa 10 santista criou três oportunidades claras, que pararam no ótimo desempenho do goleiro Matheus Albino. O CRB não acovardou e também assustou o Peixe, com chegadas ofensivas que obrigaram o goleiro Gabriel Brazão a fazer defesas decisivas, evitando a derrota já no tempo regulamentar. Na reta final, Mikael perdeu um gol inacreditável debaixo da trave. No minuto seguinte, Neymar chutou rasteiro e parou no goleiro adversário. Com o placar em 0 a 0 e o empate na partida de ida, a decisão ficou para os pênaltis.

Neymar perde o duelo com Matheus Albino, do CRB (Foto: Ailton Cruz) (GE)