Resumão!

O Palmeiras contou com gol de Vitor Roque aos 49 minutos do segundo tempo para vencer o São Paulo por 1 a 0, neste domingo, na Arena Barueri. O resultado manteve o Verdão na liderança do Brasileirão após oito rodadas e encerrou a invencibilidade tricolor – até então, a equipe do Morumbis era a única que não tinha sido derrotada nesta edição do campeonato nacional e somando outras competições estava invicta há 12 jogos.

Emoção até o fim

O movimentado Choque-Rei na Arena Barueri seguia 0 a 0 até Vitor Roque aproveitar o rebote de Felipe Anderson e mandar para o fundo das redes, aos 49 minutos da etapa final. No campo, a equipe de arbitragem apontou impedimento no lance, mas após cerca de dois minutos, o VAR confirmou a posição legal do camisa 9 e consequentemente o gol alviverde. O resultado fez o Palmeiras ampliar para oito a série de clássicos sem derrotas contra o São Paulo: são quatro vitórias e quatro empates desde 2023.

Como foi o primeiro tempo

O Palmeiras começou o jogo tentando abafar o São Paulo a partir de três escanteios seguidos, mas gerou pouco trabalho para Rafael. Com menos posse e consequentemente menos presença de ataque, o Tricolor tentou incomodar a primeira vez com um chute de longa distância de André Silva, defendido por Weverton. O Verdão tentava dificultar a saída de bola do adversário e teve bons desarmes na frente, mas seguia sem obrigar Rafael a trabalhar. Estêvão arriscou de fora da área, por cima, e Richard Ríos carregou até a área e acabou travado por Ruan na hora da conclusão. Luis Zubeldía teve que fazer a primeira troca, após Wendell reclamar de dores após um choque de cabeça – Enzo Díaz entrou na sua vaga. Já nos minutos finais, Estêvão finalizou com perigo, perto da trave são-paulina, enquanto Ferreira, de cabeça, mandou por cima do gol palmeirense em uma primeira etapa sem grandes chances.

Como foi o segundo tempo

Após o intervalo, as duas equipes já criaram mais perigo, com Paulinho e Ferreira obrigando Rafael e Weverton a fazerem boas defesas. A partir das entradas de Oscar e Lucas Ferreira, o São Paulo passou a incomodar mais em contragolpes, mas ainda era o Palmeiras a equipe com mais posse e com mais presença no ataque. Abel Ferreira foi expulso por reclamação e viu do vestiário mais da metade da etapa final. Já sem o técnico, o Verdão passou a fazer trocas para deixar a equipe mais ofensiva e tentava uma blitz, ainda que sem grandes chances. A melhor delas veio já no fim: Felipe Anderson finalizou para bela defesa de Rafael; no rebote, Vitor Roque mandou para as redes, definindo o placar do clássico.

Classificação

Depois de abrir a rodada na liderança, o Palmeiras não deu brechas para Bragantino e Flamengo, que pontuaram sábado e abriram o domingo à frente, com 17 pontos cada. O Verdão chega a 19 após oito jogos e está em primeiro lugar isolado. Já o São Paulo segue atrás na tabela, com nove pontos e na 15ª colocação.

Próximos jogos

Palmeiras e São Paulo têm compromissos pela Conmebol Libertadores neste meio de semana: o Verdão recebe o Bolívar, quinta-feira, às 19h (de Brasília), no Allianz Parque, e o Tricolor enfrenta o Libertad, quarta, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis. Pelo Brasileirão, o time de Luis Zubeldía também atuará em casa, contra o Grêmio, sábado; já os comandados de Abel Ferreira visitam o Bragantino em duelo direto pelo topo da tabela, domingo.

Público e renda

29.709 torcedores (recorde do Palmeiras na Arena Barueri) / R$ 990.708,00.

fonte: GE