A deputada e presidente do diretório do União Brasil, em Cuiabá, Gisela Simona usou a tribuna da Câmara Federal, esta semana, para celebrar o aniversário de Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, no dia 5 de maio, como um dos filhos mais ilustres da terra, nascido em Mimoso, distrito de Santo Antônio de Leverger, em 5 de maio de 1865.
Lembrando que Rondon é, hoje, conhecido como patrono das comunicações do Brasil.
“Hoje subo nesta tribuna como mato-grossense, para celebrar neste 5 de maio, o aniversário de 160 anos anos de Marechal Cândido Rondon, que nasceu em Mato Grosso, no distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger e falat de sua importância para o Brasil […] Chego a comparar seu trabalho, nos telégrafos, na época, tão importantes para o país como é hoje a internet para todo nós cidadãos, no sentido de beneficiar a comunicação entre as pessoas. Então estamos aqui para homenagear Marechal Rondon, esse militar, esse engenheiro, que fez muito pelo Brasil e que foi patrono não só das comunicações, mas também patrono dos indígenas, que o ajudaram a desbravar estas linhas de comunicação”.
Também esta semana, a deputada unista igualmente celebrou os 277 anos de Mato Grosso. Em suas redes sociais nesta última sexta-feira (09.05), GFisela Simona ressaltou o orgulho de ser uma das representantes mato-grossenses, na Câmara Federal.
“Mato Grosso mais que o nosso chão, é a nossa raiz e nossa essência. Um estado que deu aos seus filhos um jeito único de nunca temer desafios, de não fugir das brigas, de lutar pelo que é certo e ainda ter um coração forte e acolhedor. Asim, celebrar Mato Grosso é celebrar a nossa essência e honrar a nossa gente todos os dias. Parabéns Mato Grosso por seus 277 anos”.
Mato Grosso completou 277 anos nesta sexta, mas apesar dos mais de dois séculos e sete décadas de existência, a data é comemorada há apenas 22 anos, quando foi instituída oficialmente pela Lei 8007/2003, de autoria do ex-deputado estadual João Malheiros.
Conforme os historiadores, a criação da Capitania de Mato Grosso foi necessária para evitar que os espanhóis tomassem as terras, uma vez que nelas haviam sido descobertos grandes depósitos de ouro, como as Lavras do Sutil, em Cuiabá, fato que atraiu muitos exploradores e aumentou o povoamento da área.
Veja vídeo aqui