O Palmeiras garantiu classificação às oitavas de final da Conmebol Libertadores com duas rodadas de antecedência, ao vencer o Cerro Porteño por 2 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai. Os gols, marcados por Estêvão e Vitor Roque, fizeram o Verdão seguir como o único time com 100% de aproveitamento após quatro rodadas disputadas na fase de grupos.

O melhor da Libertadores

O Verdão chegou a 12 pontos em 12 possíveis e assim tem a melhor campanha da competição até aqui, além de liderar o Grupo G. Cerro Porteño, com quatro, Bolívar, com três e um jogo a menos, além de Sporting Cristal, com um ponto e também um jogo a menos, completam a chave.

Redenção no último lance

Vitor Roque selou a vitória do Palmeiras ao marcar aos 47 minutos do segundo tempo, mas poderia ter deixado o seu muito antes. Aos 44 da primeira etapa, ele se atrapalhou cara a cara com o goleiro Martín Arias e Estêvão ao seu lado, ambos sem marcação, desperdiçando uma chance incrível. Após o intervalo, o camisa 9 parecia sentir o erro e empilhava erros. Isto até receber bom passe em profundidade e fazer uma linda jogada individual. Redenção para o atacante em Assunção.

Mais recordes fora de casa

O Palmeiras chegou a 19 partidas sem perder como visitante (16 vitórias e três empates), sua melhor marca desde 1996. São agora oito vitórias consecutivas fora do Allianz Parque, um feito que não era atingido desde maio de 2021. O time de Abel Ferreira segue avassalador longe de sua casa.

Gol de Estêvão em Cerro Porteño x Palmeiras

Gol de Estêvão em Cerro Porteño x Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Como foi o primeiro tempo

O Palmeiras teve mais posse de bola ao longo do todo o primeiro tempo no estádio Nueva Olla, mas encontrava dificuldades para criar chances. As transições se perdiam com tomadas de decisões ruins mais perto do gol do Cerro Porteño, enquanto Estêvão era quem tomava as decisões mais lúcidas. Weverton teve de trabalhar aos sete minutos, após um chute desviado de Jonatán Torres, mas os donos da casa também sofriam para finalizar. Aos 41 minutos, Lucas Evangelista cobrou rápido falta no meio-campo e tocou para Estêvão acertar um belo chute de fora da área, abrindo o placar. O Verdão poderia ter feito 2 a 0 aos 44, quando Vitor Roque fez o desarme e partiu junto do camisa 41, só eles e o goleiro Martín Arias. O centroavante, contudo, tomou a decisão errada e finalizou em cima do arqueiro, matando a chance de o time brasileiro ampliar o placar antes do intervalo.

Como foi o segundo tempo

Depois de desperdiçar uma grande chance no fim do primeiro tempo, o Palmeiras teve uma etapa final controlada, mas sem conseguir matar o placar. Paulinho, aos 24 minutos, acertou o travessão em uma bomba, e Estêvão parou no goleiro Martín Arias aos 31, mas o Cerro Porteño partiu para o abafa nos minutos finais e teve chances para empatar. Aos 42 minutos, Viera e Jonatán Torres, em lances consecutivos, acertaram o travessão e a trave de Weverton, respectivamente. Vitor Roque, que vinha errando muito, fez um belo gol em jogada individual e enfim sacramentou a vitória, aos 47.

Próximos jogos

A próxima rodada da Libertadores será na semana que vem. O Palmeiras recebe o Bolívar, dia 15, no Allianz Parque, enquanto o Cerro Porteño visitará o Sporting Cristal, dia 13. (GE)