O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (MDB), foi confirmado como membro titular da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, considerada a mais poderosa do Legislativo. Ele é o único representante da bancada federal de Mato Grosso a compor o colegiado em 2024.
A comissão é responsável por analisar, debater e propor alterações na Lei Orçamentária Anual (LOA), que em 2025 deve movimentar cerca de R$ 5,7 trilhões. Desse total, R$ 2,1 trilhões serão destinados ao refinanciamento da dívida pública.
Com forte atuação técnica e bom trânsito político entre diferentes bancadas, Emanuelzinho é cotado para assumir uma relatoria setorial estratégica, como nas áreas de Saúde ou Educação — dois dos principais destinos de recursos públicos e que concentram debates sobre investimentos sociais.
A relatoria-geral do Orçamento ficará sob a responsabilidade do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), correligionário de Emanuelzinho e de quem ele é vice-líder na Câmara dos Deputados. A proximidade política e partidária pode fortalecer ainda mais a atuação do mato-grossense dentro da comissão.
A atuação da CMO em 2024 terá um peso ainda mais relevante, por ser o primeiro ano de aplicação plena do novo arcabouço fiscal, que exige do governo federal equilíbrio entre responsabilidade fiscal e ampliação dos investimentos sociais. Nesse contexto, a participação ativa de parlamentares na definição das prioridades orçamentárias será crucial.
(GD)